Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Abordagens conceituais sobre a doença falciforme em livros didáticos de biologia do ensino médio
metadata.dc.creator: Monteiro, Adriano de Souza Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Couto, Fábio David
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Luiza Olívia Lacerda
metadata.dc.contributor.referee2: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.description.resumo: A Doença Falciforme é a patologia genética e hereditária mais prevalente no Brasil, sendo a Bahia o Estado com a incidência mais elevada do país. Devido a freqüência elevada e, por ser uma doença crônica sistêmica, esta patologia é um problema de saúde pública. Este trabalho objetivou analisar a abordagem dos conteúdos conceituais relacionados à Doença Falciforme, seu contexto e abordagens em quatro livros didáticos de Biologia do Ensino Médio distribuídos pelo PNLD/2015, utilizados nas escolas do Recôncavo Baiano. Especificamente, realizamos avaliação qualiquantitativa das mensagens presentes nos elementos textuais que abordam o tema; identificamos como os livros didáticos apresentam os conceitos da Doença Falciforme, considerando: epidemiologia, história natural, presença ou ausência de ilustrações referentes ao tema; e identificamos e avaliamos as atividades que constam o tema nos livros. De cunho bibliográfico, a análise qualiquantitativa foi através do método de análise de conteúdo, por meio da identificação e agrupamento das mensagens relacionadas à Doença Falciforme em unidades de contexto. Em seguida, foi realizada a análise da abordagem do tema nos elementos textuais de cada livro. Dos 33 municípios do Recôncavo Baiano, 27 (81,8%) utilizam pelo menos um dos materiais analisados. Os livros apresentaram conteúdos referentes ao tema, entretanto o termo Doença Falciforme não foi encontrado, mencionando apenas: Anemia Falciforme e siclemia (sinônimo), sendo esta pertencente ao grupo das Doenças Falciformes que abrange outras hemoglobinopatias associadas à hemoglobina S. Apenas um livro dedicou várias páginas ao tema apresentando 29 mensagens sobre a doença, e não foram identificados assuntos relacionados à prevenção das crises e o autocuidado. Os quatro livros apresentaram erros conceituais, principalmente ao afirmar que a pessoa com Anemia Falciforme morre na infância, o que pode causar transtornos psicocomportamentais, podendo alterar o curso natural da história de vida dessas pessoas. Além disso, as pessoas com Doença Falciforme quando realizam boa gestão da sua saúde, desde o diagnóstico, apresentam curso clínico favorável. Embora os livros tratem da epidemiologia da doença, os mesmos sequer citaram o Brasil e a distribuição do alelo da HbS nas regiões do país. Dada à importância do tema, é necessária a abordagem correta, principalmente nos livros didáticos, pois estes são utilizados pelas pessoas que vivem com essa doença. A ausência de dados epidemiológicos brasileiro oculta a frequência elevada da doença no país, sendo este um assunto relevante para as políticas de saúde pública e de educação. Dessa forma, a abordagem deste tema nesses materiais necessita de maior atenção por parte das editoras, principalmente na veracidade das informações. Não obstante, cabe ao professor analisar e escolher o melhor livro para a região dentre os existentes, optando pelo material mais próximo à diversidade sociocultural das regiões brasileiras, sendo essa uma recomendação que não está diretamente ligada a apenas esta doença.
Mots-clés: Doença falciforme
Livro didático
Ensino de Biologia
Análise de conteúdo
Résumé: Sickle Cell Disease is the most prevalent genetic and hereditary disease in Brazil, being Bahia the State with the highest incidence of the country. Due to the high frequency and because it is a chronic systemic disease, this pathology is a public health problem. This work aimed to analyze the approach of the conceptual contents related to Sickle Cell Disease, its context and approaches in four Biology Textbooks of high school distributed by the PNLD / 2015 used in the schools of the Recôncavo Baiano. Specifically, we performed a quali-quantitative evaluation of the messages present in the textual elements that approach Sickle Cell Disease; we identified how the textbooks present the concepts of Sickle Cell Disease, considering: epidemiological data, natural history, presence or absence of illustrations referring to the theme; and we identify and evaluate the activities included in the books. Of bibliographical nature, the quali-quantitative analysis was through the content analysis method, through the identification and grouping of messages related to Sickle Cell Disease in context units. An analysis of the subject matter approach was carried out in the textual elements of each book. Of the 33 counties of the Recôncavo Baiano, 27 (81.8%) use at least one of the materials analyzed. The books presented contents related to the subject, however the term Sickle Cell Disease was not found, mentioning only: Sickle Cell Anemia and sicklemia (synonym), being this one belonging to the group of Sickle Cell Diseases that encompasses other hemoglobinopathies associated with hemoglobin S. Only one book dedicated several pages to the content presenting 29 messages about the disease, and no subject related to crisis prevention and self-care were identified. The four books presented conceptual errors, especially when affirming that the Sickle Cell Anemia carrier dies in childhood, which can cause psychobehavioral disorders which may alter the natural course of their life history. In addition, people with Sickle Cell Disease when they perform good health management, since the diagnosis, have a very favorable clinical course. Although the books aproach with the epidemiological data of the disease, this information was not deepened and the books did not even mention Brazil and the distribution of the HbS allele in the regions of the country. Given the importance of the theme, it is concluded that the correct approach is necessary, especially in Textbooks, since these are used by individuals living with this disease. The absence of Brazilian epidemiological data hides the high frequency of the disease in the country, being this a relevant issue for public health and education policies. The approach to this theme in Textbooks needs more attention from publishers especially on the veracity of the information. Nevertheless, it is up to the teacher to analyze and choose the best book for the region among the existing ones, opting for the closest material that meets the sociocultural diversity of the Brazilian regions, being this a global recommendation that is not directly linked to this disease alone.
metadata.dc.subject.en: Sickle cell disease
Textbook
Teaching Biology
Content analysis
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Date de publication: 5-avr-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2393
Collection(s) :CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

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