Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2180
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Formação e atuação: um estudo da formação profissional do professor de ciências nos colégios públicos no município de Cruz das Almas - BA |
metadata.dc.creator: | Fernandes, Bárbara Cristina Dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almassy Júnior, Alexandre Américo |
metadata.dc.description.resumo: | A referida pesquisa partiu do interesse em investigar a formação do professor de Ciências do ensino fundamental. Foram analisados a relação entre a prática docente do professor da disciplina, a importância da formação do professor para sua prática em sala de aula e buscou- se a identidade docente construída pelo professor de Ciências do ensino fundamental no município de Cruz das Almas. A questão central residiu em investigar até que ponto as transformações ocorridas no campo da educação podem influenciar somar, ou contribuir na atuação profissional do professor de Ciências, com maior formação advinda do século XX? Para tal alcance, o procedimento metodológico adotado foi o questionário estruturado. Os sujeitos que compuseram o objeto do trabalho foram 22 professores da área de Ciências que compõem o quadro de ensino das escolas públicas do município de Cruz das Almas. análise dos dados revelou que a formação acadêmica não tem constituído em lócus significativo de aprendizagem dos saberes necessários ao exercício cotidiano da docência em Ciências e que, por isso mesmo é a atuação na sala de aula que vai constituindo em elemento fundamental no aprender a ser professor. Evidenciou, também, pistas sólidas do processo de construção e consolidação da profissão docente. Os caminhos apontados pelos discursos dos professores indicaram a necessidade de repensar a formação inicial em consonância com as características e exigências da educação e do ensino, do contexto real de atuação profissional, o que, certamente, poderá permitir ao professor de Ciências resgatar seu processo de desenvolvimento pessoal. A explicação está na falta de estrutura de laboratórios da maioria dos colégios pesquisados: salas cheias, baixos salários e vasta carga horária com disciplinas diversificadas, que atrapalham o perfeito caminhar do ensino de Ciências voltado para aulas práticas e efetivação do ensino-aprendizagem. |
Keywords: | Professor de ciências Formação de professor Ensino de ciências Ensino fundamental |
Abstract: | The related research left of the interest in investigating the formation of the professor of Sciences of basic education. They had been analyzed the relation enters the practical professor of the professor of it disciplines, the importance of the formation of the professor for practical its in classroom and searched the teaching identity constructed by the professor of Sciences of basic education in the Cross city of the Souls. The central question inhabits in investigating until point the occurred transformations in the field of the education can influence to add, or contributing in the professional performance of the professor of Sciences, with bigger happened formation of century XX? For such reach, the adopted metodológico procedure was the structuralized questionnaire. The citizens that had composed the object of the work had been 22 professors of the area of Sciences that compose the picture of education of the public schools of the Cross city of the Souls. The analysis of the data disclosed that the academic formation has not constituted in lócus significant of learning of knowing them necessary to the daily exercise of the docência in Sciences and that, therefore is the performance in the classroom that goes constituting in basic element in learning to be professor. It evidenced, also, solid tracks of the construction process and consolidation of the teaching profession. The ways pointed for the speeches of the professors indicate the necessity to rethink the initial formation in accord with the characteristics and requirements of the education and education, of the real context of professional performance, what, certainly, it will be able to allow the professor of Sciences to rescue its process of personal development. The explanation is in the lack of structure of laboratories of the majority of the searched colleges: full rooms, low wages and vast horária load with you discipline diversified, that they confuse the perfect one to walk of the education of Sciences come back toward practical lessons and efetivação of education learning. |
metadata.dc.subject.en: | Science teacher Teacher education Science teaching Elementary school |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Issue Date: | 23-May-2013 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-03-13T18:45:24Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2180 |
Appears in Collections: | CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Atuacao_Estudo_TCC_2013.pdf | 100,69 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.