Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2178
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A experimentação no ensino de ciências nos anos finais da educação fundamental
metadata.dc.creator: Machado, Jovenice Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcante, Ana Karina da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Aguiar, Cristiane Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Girlene Santos de
metadata.dc.description.resumo: A atividade experimental é uma grande estratégia para o ensino eficiente gerador de aprendizagem significativa. O presente estudo teve como objetivo avaliar o emprego de experimento com metodologia diversificada no ensino de ciências naturais nos anos finais do ensino fundamental no Colégio Municipal Edivaldo Machado Boaventura. Esta pesquisa foi desenvolvida através da aplicação de um questionário, contendo perguntas objetivas, com docentes que atuam na área de ciências naturais no Colégio, em uma única etapa. Os resultados demonstraram que os professores, mesmo enfrentando algumas dificuldades em sua prática pedagógica, planejam suas aulas, possibilitando aos discentes um melhor caminho para uma aprendizagem significativa.
Palabras clave : Educação - Estudo e ensino
Atividade prática
Ciências - Aprendizagem
Ensino fundamental
Resumen : The experimental activity is a great strategy for generating effective teaching learning meaningful. The present study aimed to evaluate the use of experiment with diverse methodology in teaching natural sciences in the final years of elementary education in the Edivaldo Machado Boaventura School. This research was conducted through a questionnaire, containing objective questions with teachers working in the field of natural sciences in the municipal in one step. The results showed that teachers, even facing difficulties in their practice, plan their lessons, allowing students a better way to meaningful learning.
metadata.dc.subject.en: Education - Study and teaching
Practical activity
Science - Learning
Elementary School
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 20-may-2013
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-03-10T21:43:31Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2178
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Experimentacao_Ensino_Ciencias_TCC_2013.pdf341,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.