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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1938
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Priscila Teixeira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T12:02:38Z | - |
dc.date.available | 2023-01-04T12:02:38Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Priscila Teixeira da. O olhar da escola sobre a juventude do campo na comunidade de Mutãs - Bahia: linhas que se cruzam, tessituras a se fazer. 2015. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1938 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to examine how education professionals, two schools Mutas community, Guanambi, Bahia, see the youth field and how it involves the organization of the pedagogical work of these institutions. Consistent with what we propose research, we conducted a case study based on the principles of qualitative approach, with the data collection instruments participant observation, documentary analysis, questionnaire and semi-structured interview. The study twenty-one education professionals, including teachers and directors (as), two schools together proffer the final years of basic education for the youth of Mutas community. To support this study work with the triad: education and Rural Education, young field and the field itself. After the analysis based on the concept of recognition, we found that despite all the professionals describe the school's student body in most or all, as youth in rural areas such little fact interfere in the Pedagogical Work Organization of schools, that because such recognition proves to be the most part as an identification. We note the presence of actions for the recognition of young people's camp, however although some of them are extremely rich are still isolated actions, as well evidenced tessitura to be made, collectively and institutionally, for the recognition of the field of youth related to this result otherwise School of Pedagogical Work Organization, an organization that has education as a right of the people of the field and the field as living space. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Juventude do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Mutãs - Guanambi (BA) | pt_BR |
dc.title | O olhar da escola sobre a juventude do campo na comunidade de Mutãs-Bahia: linhas que se cruzam, tessituras a se fazer | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar como os profissionais da educação, de duas escolas da comunidade de Mutãs, Guanambi, Bahia, veem os jovens do campo e como isso implica na organização do trabalho pedagógico dessas instituições. Em coerência com o que nos propomos pesquisar, realizamos um estudo de caso fundamentado nos princípios da abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação participante, a analise documental, questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram deste estudo vinte e um profissionais da educação, entre docentes e diretores(as), de duas escolas que juntas ofertam os anos finais da educação básica para os jovens da comunidade de Mutãs. Para fundamentar este estudo trabalhamos com a tríade: educação escolar e Educação do Campo, jovem do campo e o próprio campo. Após as analises tendo como base o conceito de reconhecimento, constatamos que apesar de todos os profissionais descreverem o alunado da escola, em maioria ou em totalidade, como jovens do meio rural tal fato pouco interfere na Organização do Trabalho Pedagógico das escolas, isso porque tal reconhecimento revela-se na maioria das vezes como uma identificação. Notamos a presença de ações voltadas para o reconhecimento dos jovens do campo, entretanto embora algumas delas sejam extremamente ricas ainda são ações isoladas, assim evidenciamos tessituras a serem feitas, de forma coletiva e institucionalizada, pois o reconhecimento da juventude do campo esta consequentemente relacionado à outra forma de Organização do Trabalho Pedagógico da escola, uma organização que tenha a educação como direito dos povos do campo e o campo como espaço de vida. | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Feitosa, Débora Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Givigi, Ana Cristina Nascimento | - |
dc.contributor.referee2 | Trindade, Domingos Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee3 | Hage, Salomão Antônio Mufarrej | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.en | School education | pt_BR |
dc.subject.en | Youth field | pt_BR |
dc.subject.en | Rural education | pt_BR |
dc.subject.en | Mutãs - Guanambi (BA) | pt_BR |
Appears in Collections: | CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC |
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