Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Filosofia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, José Marques Cardoso de-
dc.date.accessioned2022-12-28T13:46:47Z-
dc.date.available2022-12-28T13:46:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José marques cardoso de. Filosofia e intuição em Bergson: da percepção da matéria à mobilidade do real.  2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1936-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectIntuição - Aspectos filosóficospt_BR
dc.subjectPercepção da matéria - Aspectos filosóficospt_BR
dc.subjectMobilidade real - Aspectos filosóficospt_BR
dc.subjectArte - Aspectos filosóficospt_BR
dc.subjectBergson - Filósofopt_BR
dc.subjectBergson, Henri, 1859-1941pt_BR
dc.titleFilosofia e intuição em Bergson: da percepção da matéria à mobilidade do realpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho é desenvolvido no intuito de propor uma leitura abrangente do filósofo francês Henri Bergson, à medida que evidencia temáticas caras às reflexões do autor, sem que a análise imponha um tema em específico. O fato de Bergson desenvolver sua filosofia em forma de sistema, o qual nos permite refletir várias temáticas, tendo como plano de fundo a temática central, nos possibilitou elaborar a pesquisa nesse formato. A temática central é a captação intuitiva material e psicológica, tendo como temas auxiliares a crítica tecida pelo filósofo em relação à forma pela qual o real foi exprimido ao longo da história da filosofia, e o caminho que o autor indica para que tenhamos uma percepção do real sem o véu do simbolismo. Para isso, partimos da análise que o filósofo desenvolve da percepção material auxiliada pela memória, e como essa funcionalidade humana é indispensável à preservação da espécie. Em seguida, evidenciamos a crítica do autor em relação à forma pela qual o real foi substituído pelo simbolismo conceitual, através de uma confusão desenvolvida na concepção do movimento, ao mesmo passo que evidenciamos também o que o autor compreende como movimento traduzido por duração, e a forma de captá-lo pela intuição. Logo após, descrevemos como o autor indica um modo de captar o real e exprimí-lo sem que para isso o símbolo afaste o que é essencialmente vida, a saber, o movimento, e como a arte, em especial a música, é capaz de indicar o movimento real. Por fim, tentamos estabelecer um ponto de intercessão entre a percepção do artista e do filósofo no meio social.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Zunino, Pablo Enrique Abraham-
dc.contributor.referee1Costa, Denise Magalhães da-
dc.contributor.referee2Monteiro, Geovana da Paz-
dc.contributor.referee3Ferreira, Rafael dos Reis-
dc.contributor.referee4Andrade, Ricardo Henrique Resende de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
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