Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Enfermagem - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Título : Educação em saúde e serious games: uma revisão integrativa da literatura
metadata.dc.creator: Sampaio, Samára dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Morais, Suelly Pinto Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos Filho, José Valentim dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Aline Maria Peixoto
Citación : SAMPAIO, Samára dos Santos. Educação em saúde e serious games: uma revisão integrativa da literatura. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho consiste em uma revisão integrativa da literatura estabelecendo como objetivo descrever a produção científica sobre serious games aplicados na área da educação em saúde. O termo serious games passou a ser utilizado para identificar os jogos com um propósito específico, ou seja, que extrapolam a ideia de entretenimento e oferecem outros tipos de experiências, como aquelas voltadas ao aprendizado e ao treinamento, podendo até ser aplicados na conscientização humana sobre problemas sociais. O uso de tais ferramentas e tecnologias vem sendo gradativamente incorporado às ações de educação em saúde, destacando-se o uso de serious games enquanto estratégia pedagógica que também promove o entretenimento. A partir da presente pesquisa, foram levantados 81 artigos, sendo que, após confrontados com critérios de inclusão, a amostra final do estudo constitui-se em 30 artigos científicos publicados no período de 2006 a 2015. Estes foram lidos na íntegra e suas principais informações foram sistematizadas em uma tabela. Uma grande proporção dos trabalhos sugere que as intervenções através de serious games podem melhorar os comportamentos de saúde de comunidades que participem da intervenção. No entanto, existe uma necessidade de qualificar o processo avaliativo das intervenções, com o acompanhamento rigoroso do processo de mudança de comportamento e suas práticas cotidianas. A partir desta análise crítica da literatura, verifica-se que a educação em saúde através de serious games é uma estratégia relevante para efetivar ações de sensibilização, conscientização e educação voltadas para mudanças de comportamento relacionadas à saúde. Por outro lado, constatou-se também que há carência de investigações sobre os resultados destas intervenções ao longo do tempo, indicando que este é um objeto de estudo que merece maior atenção.
Palabras clave : Educação - Saúde
Serious games
Paciente - Aprendizado
Política social
Resumen : This work is an integrative review of literature that aims to describe scientific production about serious games applied to health education area. The term serious games has been used to identify games with a specific purpose, in other words, they extrapolates the idea of entertaining and offers other kind of experiences like those ones directed to learning and training with applications of awareness human about social problems. The use of such tools and technologies has been inserted to health education highlighting the use of serious games while pedagogic strategy that also allows entertaining. This research reveled 81 articles and after comparison with inclusion parameters it was obtained a final sample of 30 papers published between 2006 and 2015. This material was integrally read and the main information were organized in a table. A high proportion of these works indicate that interventions through serious games can improve the health behavior of communities that take part of this intervention. However there is a need of qualify the evaluative process of interventions by a rigorous attendance of comportment changes and everyday practices. By this critical analysis of literature it is evident that health education through serious games is a relevant strategy to effective sensitizes awareness and education directed to changes of behavior related with health. On other hand it can be concluded that there are deficiency on investigation about the results of these interventions through the time, so this is an object that deserve more attention.
metadata.dc.subject.en: Education - Health
Serious games
Patient - Learning
Social policy
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Fecha de publicación : 2015
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2022-12-13T12:58:16Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1905
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