Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Enfermagem - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Educação em saúde com gestantes sobre Sistema Único de Saúde no município de Santo Antônio de Jesus - BA
Autor(es): Cerqueira, Railane Souza
Orientador(a): Lima, Claudia Feio da Maia
Coorientador(a): Marques, Patrícia Figueiredo
Membro(a) da banca: Cordeiro, Rosa Cândido
Referência: CERQUEIRA, Railane Souza. Educação em saúde com gestantes sobre Sistema Único de Saúde no município de Santo Antônio de Jesus - BA. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018.
Resumo: A educação em saúde é o processo educativo de construção de conhecimentos em saúde, que visa à apropriação temática pela população, definida por um conjunto de práticas do setor que contribui para aumentar a autonomia dos sujeitos no seu autocuidado e no debate com os profissionais e gestores, a fim de alcançar uma atenção de saúde, de acordo com suas necessidades. Objetivou-se promover iniciativas de mobilização e discussões políticas entre gestantes, a partir de uma metodologia critica participativa sobre o Sistema Único de Saúde, suas diretrizes, seu funcionamento e a organização dos serviços. Baseia-se em um estudo de prática intervencionista, de caráter exploratório e descritivo, do tipo antes e depois, pautado na metodologia crítica e participativa. Utilizou-se a estratégia de roda de conversa com as gestantes, cuja temática envolveu a apresentação dialogada das diretrizes, do funcionamento e a organização dos serviços públicos de saúde. O estudo foi realizado em duas Unidades de Saúde da Família no município de Santo Antônio de Jesus-Ba, com 80 gestantes. Os resultados descrevem a caracterização sociodemográfica breve e reprodutiva das gestantes, além do número de acertos antes e depois da intervenção educativa, quanto às perguntas de pré e pós-teste. Os achados evidenciaram a importância e necessidade de ações desta natureza desenvolvidas nas USF, para a deflagração do conhecimento, a conscientização do seu papel, enquanto sujeitos sociais, e do exercício de autonomia tão pautado no sistema de saúde vigente. A atividade desenvolvida permitiu refletir sobre uma temática relevante, da qual as gestantes pouco sabem, mesmo estando inseridas como usuárias das USF. Em contraponto, anunciou, numericamente, o aprendizado por meio de uma simples abordagem educativa, levando a conclusão de que, mesmo com as dificuldades relativas às limitações sociais dessas gestantes, investir em educação em saúde é uma estratégia eficaz na promoção e prevenção da saúde, além de simbolizar uma prática de sensibilização junto a usuária(o)s, profissionais e gestores, quanto a relevância de se produzir um cuidado coletivo, planejado por toda(o)s, sobretudo, pela participação popular, aqui neste estudo, por mulheres gestantes que demonstram diferenciações no comportamento diante de seu corpo e saúde.
Palavras-chave: Educação em saúde
Gestante - Saúde
Mulher - Saúde
Sistema Único de Saúde (SUS)
Saúde pública
Santo Antônio de Jesus (BA)
Resumo em inglês: Health education is the educational process of building knowledge in health, which aims at the thematic appropriation by the population, defined by a set of practices of the sector that contributes to increasing the autonomy of subjects in their self-care and in the debate with professionals and managers, in order to achieve health care, according to their needs. The objective was to promote mobilization initiatives and political discussions between pregnant women, based on a critical participatory methodology on the Unified Health System, its guidelines, its functioning and the organization of services. It is based on a study of interventionist practice, exploratory and descriptive, of the before and after type, based on in critical and participatory methodology. The conversation wheel strategy was used with the pregnant women, whose theme involved the dialogued presentation of the guidelines, the operation and the organization of public health services. The study was carried out in two units of Family Health in the municipality of Santo Antônio de Jesus-Ba, with 80 pregnant women. You results describe the brief and reproductive sociodemographic characterization of pregnant women, in addition to the number of correct answers before and after the educational intervention, regarding the questions of pre and post test. The findings showed the importance and need for actions of this nature developed at the USF, to trigger knowledge, raise awareness of its role, as social subjects, and the exercise of autonomy so guided by the health system current. The developed activity allowed reflecting on a relevant theme, from which the pregnant women know little, even though they are included as users of the USF. In counterpoint, announced, numerically, learning through a simple educational approach, leading to the conclusion that, even with the difficulties related to the social limitations of these pregnant women, investing in health education is an effective strategy in the promotion and prevention of health, in addition to symbolizing a practice of raising awareness among users, professionals and managers, regarding the relevance of producing collective care, planned by all, above all, by popular participation, here in this study, by pregnant women who demonstrate differences in behavior towards their body and health.
Palavras-chave em inglês: Health education
Pregnant woman - Health
Woman - Health
Unified Health System (UHS)
Public health
Santo Antônio de Jesus (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Data do documento: 20-Mar-2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2022-12-13T12:27:02Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1904
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