Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1877
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Educação Musical na Cidade de Cachoeira: o estudo sobre o ensino da música e a proteção social na Filarmônica Sociedade Cultural Orphéica Lyra Ceciliana
Autor(es): Cerqueira, Gleiciene Karla Alves
Orientador(a): Godinho, Luiz Flavio Reis
Membro(a) da banca: Silva, Marcela Mary José da
Membro(a) da banca: Oliveira, Luiz Paulo Jesus de
Referência: CERQUEIRA, Gleiciene Karla Alves. Educação Musical na Cidade de Cachoeira: o estudo sobre o ensino da música e a proteção social na Filarmônica Sociedade Cultural Orphéica Lyra Ceciliana. 69 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019.
Resumo: A educação musical tem como objetivos inserir os jovens ao acesso, a arte e a cultura através da música, como suporte para tirá-los de zonas de riscos sociais. Inicialmente este trabalho traz como tema O estudo sobre o ensino da música e a Proteção Social na Filarmônica Sociedade Cultural Orphéica Lyra Ceciliana. A pesquisa teve como inquietação investigar a contribuição da educação musical na cidade Cachoeira de para a Proteção Social de jovens. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a abordagem qualitativa através de entrevista semiestruturada com liberdade de narrativas, realizada na instituição com objetivo de coletar dados, e revisão de literatura, fazendo assim um mapeamento das referências encontradas. Educação musical de acordo com (Almeida, 2011), “se desenvolve com competência para o mundo do trabalho” contribuindo na vida social de cada indivíduo. A filarmônica conforme (Cajazeira, 2004) “Ao educar seus músicos a escola da filarmônica garante a continuidade da cultura” conservando-as para as futuras gerações. A “proteção social” segundo (Sposati, 2013), “no Brasil está inserida na concepção de seguridade social” como uma política pública de forte calibre para minimizar a questão social. Diante dos resultados conclui-se que a instituição tem colaborado para a proteção social de jovens na cidade de Cachoeira através da participação social e das atividades desenvolvidas, incentivando os adolescentes e jovens em seu projeto de vida.
Palavras-chave: Sociedade cultura
Orphéica Lyra Ceciliana
Cachoeira (BA)
Educação musical
Filarmônica
Proteção social
Resumo em inglês: Music education aims to insert young people into access, art and culture through music, as a support to get them out of social risk zones. Initially this work has as its theme The study on the teaching of music and social protection in the Philharmonic Orphéica Cultural Society Lyra Ceciliana. The research was concerned to investigate the contribution of music education in the city of Cachoeira de to the social protection of young people. The methodology used for the research was the qualitative approach through semi-structured interviews, conducted at the institution with the objective of collecting data. And the literature review of this work mapping the references found. Music education according to (Almeida, 2011), “develops competently for the world of work”. The Philharmonic Conform (Cajazeira, 2004) “By educating its musicians the school of the Philharmonic ensures the continuity of culture”. The “social protection” according to (Sposati, 2013), “Social protection in Brazil is inserted in the conception of social security”. Given the results, it can be concluded that the institution has been contributing to the social protection of young people in the city of Cachoeira through social participation and activities, encouraging the adolescents and young people in their life project.
Palavras-chave em inglês: Music education
Philharmonic
Social protection
Cultural society
Cachoeira (BA), city
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Data do documento: 2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1877
Aparece na(s) coleção(ões):CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao_Musical_Cidade_TCC_2019.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.