Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: A educação formal e o trabalho infantil: um estudo de caso em uma Escola de Muritiba
metadata.dc.creator: Bomfim, Jacqueline da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Jucileide Ferreira do
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Silvia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Tainara de Jesus
Référence bibliographique: BOMFIM, Katia Soares Moreira. A educação formal e o trabalho infantil: um estudo de caso em uma Escola de Muritiba. 47 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A presente Monografia aborda o tema “A Educação Formal e o Trabalho Infantil: um estudo de caso em uma Escola de Muritiba”, um fenômeno que ocorre no mundo inteiro. No Brasil, o trabalho infantil tem como uma das principais causas, a baixa renda familiar, a questão social apresentando consequências profundas na vida de crianças e adolescentes. No capítulo 1 analisamos a educação formal no Brasil processo histórico e conceitos correlatos, discutimos ainda nesse capitulo a relação entre educação e trabalho infantil e o conceito de trabalho infantil usado nesse estudo. Fizemos ainda um levantamento do marco regulatório em vigor no Brasil que trata da proibição do trabalho infantil e da proteção das crianças e adolescentes. Assim sendo, realizou-se uma pesquisa empírica acerca do tema, visando conceituar o Trabalho Infantil, suas causas e consequências na vida das crianças e adolescentes, trazendo um breve histórico desse fenômeno, sua atual condição no Brasil que apresenta como principal atividade dessas crianças/adolescentes trabalhando na feira livre de Muritiba. Em seguida, a luta pela erradicação do trabalho infantil no Brasil, apresentando a trajetória histórica do PETI, e a sua política de ação junto às famílias que cadastradas no programa. Na busca por essas informações foram escolhidos alguns itens que norteariam essa pesquisa, para tornar possível a construção de um perfil desses grupos. Observou-se que são famílias de baixa renda, onde os responsáveis, na sua maioria, são pessoas com baixa escolaridade, com má qualificação profissional e salários ínfimos, sobrevivendo a baixos padrões de vida, necessitando assim, empregar seus filhos para aumentar à pequena ou inexistente renda familiar, revivendo o círculo vicioso da pobreza.
Mots-clés: Escola de Muritiba
Criança e adolescente
Trabalho infantil
Educação formal
Résumé: This monograph deals with the theme "Formal Education and Child Labor: a case study at a Muritiba School", a phenomenon that occurs all over the world. In Brazil, child labor has as one of the main causes, the low family income, the social issue with profound consequences on the lives of children and adolescents. In chapter 1we analyze the formal education in Brazil historical process and related concepts, we also discussed in this chapter the relationship between education and child labor and the concept of child labor used in this study. We also made a survey of the regulatory framework in force in Brazil that deals with the prohibition of child labor and the protection of children and adolescents. Thus, an empirical research was carried out on the subject, aiming to conceptualize Child Labor, its causes and consequences in the lives of children and adolescents, bringing a brief history of this phenomenon, its current condition in Brazil that presents as the main activity of these children / teenagers working in the free fair of Muritiba. Next, the struggle for the eradication of child labor in Brazil, presenting the historical trajectory of the PETI, and its policy of action with the families enrolled in the program. In the search for this information were chosen some items that would guide this research, to make possible the construction of a profile of these groups. It was observed that they are low-income families, where the majority of the people are low-educated, poorly qualified and underpaid, surviving low standards of living, thus requiring their children to raise small or family income, reviving the vicious circle of poverty.
metadata.dc.subject.en: Child and Adolescent
Child labor
Formal Education
Muritiba School
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Date de publication: 9-mai-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2022-12-07T19:35:46Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1874
Collection(s) :CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

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