Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1869
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Title: Discentes do 1º semestre do curso de serviço social da UFRB: que relações os trouxeram para o curso?
metadata.dc.creator: Passos, Yrai Schmalb
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Marcela Mary José da
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Valéria dos Santos Noronha
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Jeane Araújo dos
Citation: PASSOS, Yrai Schmalb. Discentes do 1º semestre do curso de serviço social da UFRB: que relações os trouxeram para o curso? 75 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Apresenta-se como objeto de estudo nesta presente pesquisa observar qual a percepção dos alunos da graduação em Serviço Social do 1º semestre da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia quanto ao curso, procurando investigar o que trouxe esses alunos e o que motivou a inserção desses estudantes ao bacharelado. Investigar o que cada estudante que ingressa na universidade observa da profissão, qual é a imagem que esses estudantes têm e como eles entendem a atuação do profissional dentro das organizações sociais também são perguntas presentes nesta dissertação. Assim, busca-se través desse estudo objetivar e analisar o que cada estudante traz como conhecimento prévio sobre o serviço social. Procurou identificar a priori os primórdios do Serviço Social como profissão, trazendo alguns dados históricos desde a sua gênese até o serviço social praticado hoje. Os campos de atuação, o perfil da profissão e a forma como os assistentes sociais da Bahia estão inseridos em seus espaços sócio-ocupacionais e de que forma a imagem da profissão tem se consolidado dentro do estado da Bahia também são preocupações inerentes dentro deste trabalho de conclusão de curso.
Keywords: Serviço social - Estudante
Assistente social
Perfil profissional
Estudante - 1º semestre
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Abstract: It is presented as an object of study in this present study observed that the perception of undergraduate students in Social Work for the 1st half of the Federal University of Bahia Reconcavo on the course, seeking to investigate what brought these students and what motivated the inclusion of these students the bachelor's degree. Investigate what each student who enters the university observes the profession, which is the image that these students have and how they understand the performance of the professional within social organizations are also present questions in this dissertation. Thus, we seek to slant aim of this study and analyze what each student brings as prior knowledge of the social service. Sought to identify a priori the beginnings of social work as a profession, bringing some historical data from its genesis to the social service practiced today. The fields of activity, the profile of the profession and the way of Bahia social workers are embedded in their social and occupational spaces and how the profession image has been consolidated within the state of Bahia are also concerns inherent in this work course completion.
metadata.dc.subject.en: Social work - Student
Social worker
Professional profile
Student - 1st semester
Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB)
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Issue Date: 2015
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2022-12-07T19:34:28Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1869
Appears in Collections:CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Discentes_Semestre_Curso_TCC_2015.pdf805,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.