Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1866
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Desmonte da assistência estudantil uma reflexão sobre os múltiplos olhares
metadata.dc.creator: Cunha, Rogerio de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Dyane Brito Reis
metadata.dc.contributor.referee1: Ávila, Heleni Duarte Dantas de
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Fabrício Fontes de
Référence bibliographique: CUNHA, Rogerio de Oliveira. Desmonte da assistência estudantil uma reflexão sobre os múltiplos olhares. 61 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo entender e analisar o cenário da Assistência Estudantil no Brasil de (2014-2018) e como os bolsistas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tem se posicionado diante do desmonte da Política de Assistência Estudantil. Para isso, foi necessário seguir o passo a passo da trajetória da assistência estudantil no Brasil, durante o período de 2014 a 2018, em seguida, foi realizado um levantamento de dados sobre a Assistência Estudantil no âmbito da UFRB. Além disso, o presente trabalho nos levou a fazer uma reflexão sobre os principais conceitos de permanência e assistência. A pesquisa foi desenvolvida a partir de posicionamento metodológico que leva em consideração o estudo aprofundado do homem/mulher como sujeitos da pesquisa. Neste processo o homem/a mulher são vistos como seres não passivos, mas sim, como seres que interpretam o mundo ou ambiente em que está inserido. Sendo chamado pelos pesquisadores de método de interpretacionismo. Oliveira (2008, p.3) descreve esse processo como sendo uma atividade interpretativa, realizada pelo contato entre pessoas. Seus procedimentos metodológicos são de caracteres etnográficos, a exemplo: observação participante, entrevista, história da vida real, dentre outros. Esse processo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa de natureza descritiva e exploratória,que exigiu do pesquisador, tempo e dedicação, durante o processo de investigação do objeto. O trabalho de campo consistiu no recorte apropriado de questões operacionais capazes de levar a pesquisa adiante. Desse modo, a pesquisa revelou que muitos estudantes estão preocupados com a Política de Assistência Estudantil, bem como, com o futuro do acesso e permanência dos novos ingressos.
Mots-clés: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Bolsista
Desmonte
Assistência estudantil
Permanência
Contingenciamento de recurso
Résumé: The present work aims to understand and analyze the scenario of Student Assistance in Brazil (2014-2018) and how the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB) scholarship holders have positioned themselves before the dismantling of the Student Assistance Policy. In order to do so, it was necessary to follow the student assistance trajectory step by step in Brazil during the period from 2014 to 2018, followed by a survey of data on Student Assistance within the UFRB. In addition, the present work has led us to reflect on the main concepts of permanence and assistance. The research was developed from methodological positioning that takes into account the in-depth study of the man / woman as subjects of the research. In this process the man / woman is seen as non-passive beings, but as beings who interpret the world or environment in which it is inserted. Being called by the researchers of method of interpretation. Oliveira (2008, p.3) describes this process as being an interpretive activity, performed by the contact between people. His methodological procedures are of ethnographic characters, for example: participant observation, interview, real life history, among others. This process was developed through a qualitative approach of descriptive and exploratory nature, which required the researcher, time and dedication, during the investigation process of the object. The fieldwork consisted of the appropriate cut of operational issues capable of leading the research forward. Thus, the survey revealed that many students are concerned about the Student Assistance Policy, as well as the future of access and permanence of new tickets.
metadata.dc.subject.en: Dismantling
Student assistance
Permanence
Contingency of resources
Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB)
Scholarship holder
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Date de publication: 26-fév-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2022-12-07T19:33:15Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1866
Collection(s) :CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Desmonte_Assistencia_Estudantil_TCC_2019.pdf891,68 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.