Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Título : Museus e encenações teatrais para fins educativos: análise do espetáculo 13 de maio do Projeto Museu Vivo na Cidade
metadata.dc.creator: Silva, Vinícius Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Rita de Cássia Salvador de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Ricardo José Brügger
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Patricia Verônica Pereira dos
Citación : SILVA, Vinícius Santos da. Museus e encenações teatrais para fins educativos: análise do espetáculo 13 de maio do Projeto Museu Vivo na Cidade. 87 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2016.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho traz reflexões sobre a prática de encenações teatrais em museus com finalidade educativa. Para tanto, é analisado o espetáculo 13 de Maio do projeto Museu Vivo na Cidade encenado no Museu Afro-Brasileiro. Partindo do pressuposto de Maria Célia Teixeira Moura Santos, onde enfatiza que as ações educativas em museus devem propor o estímulo à reflexão crítica ao público, busca-se problematizar o discurso historiográfico, por meio da proposta de encenação teatral e da representação social dos personagens no espetáculo. Para isso é refletido os desafios dos novos métodos e abordagens para museus históricos tratados por Francisco Regis Lopes Ramos e Ulpiano Bezerra de Menezes, além do desenvolvimento da atividade, cujo teve base na data simbólica da abolição da escravatura e local de salvaguarda do patrimônio das populações afrodescentes, embasando-se nos escritos de Célia Maria Marinho de Azevedo, Ana Célia da Silva e nas vozes dos movimentos sociais.
Palabras clave : Museu
Abolição
Representação
Encenação
Educação
Resumen : The present work brings reflections on the practice of theatrical staging in museums with educational purpose. In order to do so, the show 13 de Maio from the Museu Vivo project is analyzed. in the City staged at the Afro-Brazilian Museum. Based on the assumption of Maria Célia Teixeira Moura Santos, where he emphasizes that educational actions in museums must propose the stimulating critical reflection to the public, it seeks to problematize the historiographical discourse, for through the proposal of theatrical staging and the social representation of the characters in the Show. For this, the challenges of new methods and approaches for museums are reflected. histories treated by Francisco Regis Lopes Ramos and Ulpiano Bezerra de Menezes, in addition to the development of the activity, which was based on the symbolic date of the abolition of slavery and place to safeguard the heritage of Afro-descendant populations, based on the writings by Célia Maria Marinho de Azevedo, Ana Célia da Silva and in the voices of social movements.
metadata.dc.subject.en: Museum
Abolition
Representation;
Staging
Education
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Fecha de publicación : 16-feb-2016
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2022-12-06T17:24:33Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1751
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