Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1726
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Conceição, Regiane dos Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T14:45:04Z | - |
dc.date.available | 2022-11-30T14:45:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-14 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1726 | - |
dc.description.abstract | The teacher and the teacher regent have a relevant position in the training of future teachers. In a scenario, to which it is complex intercalary theory and practice along the academic trajectory of the graduates. Faced with this subject, it is proposed in this study to understand the possible factors present in the relationship between future teachers and regent teachers during the supervised stage in Physics. In addition to identifying the influences that this relationship entails in the process of constructing the trainee's teaching identity. In order to assist in this study, a literature review was carried out, supported by the studies of Albuquerque (2007) and Daniel (2009), in addition to using the methodological assumption the qualitative approach, making use of a semi-structured interview. Ten graduates who studied the curricular component of Reflective Practice for the Teaching of Physics III were interviewed. The interviews were transcribed and analyzed through content analysis. The data analyzed refer to a lack of communication, as well as a lack of dialogue in the reception of the regent teachers and future teachers, as well as the lack of commitment of the regent teachers to assist the trainees in this process. It was noticed that, although he is not educated to work with the trainees, the regent teacher, in the context researched, assumes a relevant role in the articulation between theory and practice in the learning of the pedagogical knowledges of the future teacher, assisting him in the process of construction of the teacher identit. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Professor regente | pt_BR |
dc.subject | Identidade docente - Estágio | pt_BR |
dc.title | Estágio na formação de professores: relação professor regente-estagiário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O professor orientador e o professor regente possuem uma posição relevante na formação dos futuros professores. Em um cenário, ao qual é complexo intercalar teoria e prática ao longo da trajetória acadêmica dos licenciandos. Diante desse assunto, propõe-se nesse estudo compreender os possíveis fatores presentes na relação entre os futuros professores e os professores regentes durante o estágio supervisionado em Física. Além de identificar as influencias que essa relação acarreta no processo de construção da identidade docente do estagiário. De modo a auxiliar nesse estudo, realizou-se uma revisão de literatura, apoiada nos estudos de Albuquerque (2007) e Daniel (2009), além da utilização do pressuposto metodológico a abordagem qualitativa, fazendo uso de uma entrevista semiestruturada. Foram entrevistados dez licenciandos que cursavam o componente curricular de Prática Reflexiva para o Ensino de Física III. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo. Os dados analisados remetem há uma falta de comunicação, bem como uma falta de diálogo na recepção dos professores regentes e os futuros professores, tal como a falta de compromisso dos professores regentes em auxiliar os estagiários nesse processo. Percebeu-se, que embora não tenha instrução para trabalhar com os estagiários, o professor regente, no contexto pesquisado, assume um papel relevante na articulação entre teoria e prática na aprendizagem dos saberes pedagógicos do futuro professor, auxiliando-o no processo de construção da identidade docente. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Eider de Souza | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Almeida, Diana Patrícia Gomes de | - |
dc.contributor.referee1 | Boss, Sergio Luiz Bragatto | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Mara Aparecida Alves da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.en | Teacher training | pt_BR |
dc.subject.en | Supervised internship | pt_BR |
dc.subject.en | Regent teacher | pt_BR |
dc.subject.en | Teaching identity - Internship | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Física - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estagio_Formacao_Professores_TCC_2018.pdf | 938,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.