Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1690
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Titre: | Iconografia e comunicação museológica: a retórica dos retábulos do arco-cruzeiro da Capela da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira - Ba |
metadata.dc.creator: | Cruz, Cid José da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sant'Anna, Sabrina Mara |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pêpe, Suzane Tavares de Pinho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nascimento, Josevaldo Carvalho do |
Référence bibliographique: | CRUZ, Cid José da. Iconografia e comunicação museológica: a retórica dos retábulos do arco-cruzeiro da Capela da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira – Ba. 64 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2013. |
metadata.dc.description.resumo: | A Museologia tem como uma de suas principais tarefas estabelecer uma relação de comunicação entre o homem e o bem cultural, através de exposições. A comunicação museológica, como parte integrante do processo de concepção de uma exposição e fim último deste processo, possibilita que as informações contidas no bem cultural sejam mais facilmente compreendidas pelo visitante. O método iconológico de Erwin Panofsky propõe a realização da interpretação dos objetos artísticos, a partir da análise de fontes imagéticas,buscando compreender a dimensão simbólica da obra. A iconografia, como umdos níveis do processo de aferição do significado de uma obra, segundo a ótica do método epistemológico desse autor, é compreendida como um ramo da história da arte cujo objeto de estudo é o tema e significado das obras de arte.A aliança com a comunicação museológica auxilia na compreensão e disseminação das informações presentes nas representações iconográficas, viabilizando oferecer ao grande público a possibilidade de ampliar o conhecimento no tocante às informações nelas presentes. Assim, na interface da Teologia com a História da Arte e a Museologia, esta pesquisa tem como objetivo estudar a retórica dos retábulos colaterais ao arco cruzeiro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira, Bahia, bem como enfatizar o papel da Comunicação Museológica presente nas representações iconográficas e o papel que cada elemento desempenha na composição total de uma obra de arte sacra. |
Mots-clés: | Iconografia Comunicação museológica Ordem Terceira do Carmo (BA) Retábulo Método iconológico Erwin Panofsky |
Résumé: | Museology has as a major task to establish a relationship of communication between man and cultural good, through exhibitions. The museological communication, as an integral part of the process of conception of an exhibition and ultimate end of this process, enables the information contained on the cultural property to be more easily understood by the visitor. Erwin Panofsky’s iconological method performs the interpretation of art objects from image analysis, aiming to understand the semiotic dimension of the work. The iconography, as one of the levels of the process of measuring the significance of a work, from the viewpoint of the epistemological method of Panofsky, is understood as a branch the history of art whose object of study is the theme and meaning of works of art. Therefore, it means the breakdown of the elements of the piece in order to rank each one of them, clarifying the message it attempts to communicate. Therefore, museological communication can be an effective vehicle for the dissemination of information present in iconographic representations, enabling the offering to the general public of the possibility of expanding knowledge regarding the information it presents. Thus, at the interface of theology with Art History and Museology, this research aims to study the rhetoric of the altarpieces collateral to the crossing arch of the Church of the Carmelite Third Order of Cachoeira, Bahia, and emphasize the role of Museological Communication present on the iconographic representations and the role each element plays in the composition. |
metadata.dc.subject.en: | Iconography Third Order of Carmo (BA) Iconological method Museological communication Altarpiece |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras |
Date de publication: | 2013 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2022-11-08T19:40:10Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1690 |
Collection(s) : | CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Iconografia_Comunicacao_Retorica_TCC_2013.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.