Caboclo - Repositório Institucional UFRB EDUFRB - Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia EDUFRB - Grandes Áreas do Conhecimento CNPq EDUFRB - Multidisciplinar - Livros
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/prefix/1124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Alessandra-
dc.creatorSilva, Mônica Gomes da-
dc.creatorSilva, Erica Bastos da-
dc.creatorBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.creatorNunes, Ana Paula-
dc.creatorSantos, Marcelo Santana dos-
dc.creatorSantos, Sara Coelho dos-
dc.creatorSilva, Núbia Lúcia Novais Borges-
dc.creatorSilva, Patrícia de Jesus-
dc.date.accessioned2020-09-15T01:09:29Z-
dc.date.available2020-09-15T01:09:29Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGOMES, Alessandra; SILVA, Erica Bastos da; SILVA, Mônica Gomes da (org.). Entre olhares, escutas e palavras: o direito à arte e à educação. Cruz das Almas: EDUFRB, 2020. 170 p.pt_BR
dc.identifier.isbn9786588622001pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/prefix/1124-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducação e artept_BR
dc.titleEntre olhares, escutas e palavras: o direito à arte e à educaçãopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoA proposta é organizada por quatro linhas de pesquisa: "Leitura, Literatura e Direitos Humanos"; "Escrita, Letramento e Gêneros Discursivos"; "Literatura e Identidades Inventadas" e "Cinema e Educação". A primeira linha almeja discutir a literatura, enfatizando a questão da elaboração de sentidos, articulando forma e conteúdo para uma apreciação plena do texto literário, assim como a fruição do texto literário como agente humanizador. O segundo núcleo temático oferece suporte técnico/acadêmico aos graduandos e graduandas da UFRB, no campo da leitura e produção textual, a fim ampliar o repertório de leituras e de aprimorar o domínio da escrita de textos acadêmicos e demais gêneros textuais. O terceiro centro de estudo aborda as características e os contextos culturais de personagens nas literaturas, reconhecendo as especificidades das questões de gênero, étnico-raciais, realidades do campo e as limitações e potencialidades na formação de professoras e professores. A última linha busca ampliar a alfabetização cinematográfica nos cur1- Alessandra Gomes, Erica Bastos da Silva, Jaqueline Barreto Lé, Maicelma Maia Souza, Mônica Gomes da Silva e Nanci Rodrigues Orrico. sos de licenciatura do CFP- Amargosa da UFRB, empenhando-se na conscientização das vozes transmitidas ou abafadas por meio do cinema, indicando tanto as vozes da hegemonia, dentro e fora, da tela quanto as vozes contestatórias que são abafadas ou suprimidas e discernindo com educandos e educadores as geralmente deturpadas linhas da utopia, bem como os obstáculos estruturais que as tornam menos viáveis dentro e fora da escola.pt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.organizerSilva, Mônica Gomes da-
dc.contributor.organizerGomes, Alessandra-
dc.contributor.organizerSilva, Erica Bastos da-
Aparece na(s) coleção(ões):EDUFRB - Multidisciplinar - Livros

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre_Olhares_Escutas_Livro_2020.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.