Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4133
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Percepções dos professores sobre as estratégias metodológicas utilizadas para o ensino de Biologia no 1o ano do nível médio
Autor(es): Santana, Maridalva de Santana
Orientador(a): Almassy, Rosana Cardoso Barreto
Membro(a) da banca: Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
Membro(a) da banca: Lima, Tatiana Polliana Pinto de
Resumo: As dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem por alunos e professores do 1o ano do Ensino Médio, quando se aborda os objetos de conhecimento da Biologia, tem sido destaque nos estudos educacionais, posto que essa área do saber sempre foi estigmatizada por conter uma nomenclatura muito específica, sistemática e de difícil memorização. Para além disso, o ensino de Biologia exige do professor a superação de desafios que vão além dos alcances meramente conceituais. A possível explicação, que pode ocasionar essas dificuldades de aprendizagem, pode estar relacionada ao perfil do estudante na abordagem dos conteúdos conceituais, escolha das estratégias metodológicas ou nos recursos mais apropriados e serem utilizados em sala de aula. Neste sentido, o presente trabalho busca sondar às percepções dos professores em relação a escolha das estratégias metodológicas mais adequadas ao ensino de Biologia, para o 1o ano do nível médio de escolas públicas. Para tanto, o percurso metodológico versa sobre uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, realizada com professores do 1° ano do Ensino Médio, da rede estadual de ensino nos municípios de Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba e São Félix. O trabalho utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário semiaberto, cujos resultados obtidos foram analisados com base na literatura de referência publicada na área. A partir da análise e discussão dos dados obtidos, foi possível identificar intercorrências enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Biologia e desta forma, compreender que o professor precisa estar apto a propor o uso de diferentes estratégias metodológicas e recursos didáticos que venham a auxiliá-lo no processo de ensino, ainda que os reflexos oriundos deste processo não tenha uma expressão significativa na aprendizagem dos alunos, bem como, a falta de infraestrutura e recursos necessários inerentes a instituição de ensino é também um fator limitante no planejamento da ação didática.
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Estratégias metodológicas
Ensino e aprendizagem
Planejamento da ação didática
Recôncavo (BA)
Resumo em inglês: The difficulties faced in the teaching and learning process by students and teachers in the 1st year of high school, when approaching the objects of knowledge of Biology, have been highlighted in educational studies, since this area of knowledge has always been stigmatized for containing a nomenclature very specific, systematic and difficult to memorize. Furthermore, teaching Biology requires the teacher to overcome challenges that go beyond merely conceptual scopes. The possible explanation, which may cause these learning difficulties, may be related to the student's profile in approaching conceptual content, choice of methodological strategies or the most appropriate resources used in the classroom. In this sense, the present work seeks to probe teachers' perceptions regarding the choice of the most appropriate methodological strategies for teaching Biology, for the 1st year of secondary education in public schools. To this end, the methodological approach deals with qualitative research, of a descriptive and exploratory nature, carried out with teachers from the 1st year of high school, from the state education network in the municipalities of Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba and São Félix. The work used a semiopen questionnaire as a data collection instrument, the results of which were analyzed based on reference literature published in the area From the analysis and discussion of the data obtained, it was possible to identify complications faced in the process of teaching and learning Biology content and, in this way, understand that the teacher needs to be able to propose the use of different methodological strategies and teaching resources that come to assist you in the teaching process, even if the consequences arising from this process do not have a significant impact on student learning, as well as the lack of infrastructure and necessary resources inherent to the educational institution is also a limiting factor in the planning of didactic action.
Palavras-chave em inglês: Teaching Biology
Methodological strategies
Teaching and learning
Planning of didactic action
Recôncavo (BA)
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 30-Jul-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-01-30T12:28:56Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4133
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepcoes_Professores_Estrategias_TCC_2024.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.