Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4054
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | O que pode a arte na educação infantil? Um relato de experiência docente a partir do projeto “nordeste: terra de encantos mil” em uma turma de educação infantil da Escola Municipal Luiz Viana Filho no município de Itaberaba-BA |
Autor(es): | Barbosa, Carla Verena Miranda |
Orientador(a): | Borges, Paula Alice Baptista |
Membro(a) da banca: | Lordelo, Lia da Rocha |
Membro(a) da banca: | Carmo, Roney Gusmao do |
Membro(a) da banca: | Borges, Paula Alice Baptista |
Referência: | BARBOSA, Carla Verena Miranda. O que pode a arte na educação infantil? Um relato de experiência docente a partir do projeto “nordeste: terra de encantos mil” em uma turma de educação infantil da Escola Municipal Luiz Viana Filho no município de Itaberaba-BA. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura Interdisciplinar em Artes-EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro da Purificação, 2024. |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo relatar uma experiência profissional docente de uma professora de educação infantil relatando suas experiências artísticas no projeto: Nordeste terra de encantos mil” com crianças de cinco anos na Escola Municipal Luiz Viana Filho, de educação infantil no município de Itaberaba Bahia. partindo do questionamento: de que forma a arte se revelou como uma disciplina capaz de potencializar o desenvolvimento interpessoal, criativo, comunicativo e da valorização cultural na educação infantil, com base na experiência de ensino no projeto “Nordeste: terra de encantos mil” na Escola Municipal Luiz Viana Filho no município de Itaberaba Bahia? Elencou-se objetivos geral e específicos a fim de responder a tal indagação. Eles se concentraram em: Relatar e analisar a experiência do Projeto: “Nordeste terra de encantos mil” destacando de que maneira a arte, como disciplina na educação infantil, contribui para o desenvolvimento interpessoal, criativo e comunicativo das crianças, além de fomentar a valorização cultural das crianças. O artigo possui uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico com um tipo de pesquisa participante, partindo da experiência docente em uma turma de educação infantil. |
Palavras-chave: | Arte Educação infantil Prática pedagógica |
Resumo em inglês: | This article aims to report a professional teaching experience of an early childhood education teacher reporting her artistic experiences in the project: Nordeste land of thousand enchantments” with five-year-old children at an early childhood education school in the municipality of Itaberaba Bahia. starting from the question: how art revealed itself as a discipline capable of enhancing interpersonal, creative, communicative development and cultural appreciation in early childhood education, based on the teaching experience in the project “northeast: land of thousand enchantments” in a school in the municipality of Itaberaba Bahia? General and specific objectives were listed in order to answer this question. They focused on: Reporting and analyzing the experience of the project: “Northeast land of thousand enchantments” highlighting how art, as a subject in early childhood education, contributes to the interpersonal, creative and communicative development of children, in addition to fostering appreciation children's culture. The article has a qualitative methodology of a bibliographic nature with a type of participatory. starting from teaching experience in an early childhood education class. |
Palavras-chave em inglês: | Art Early childhood education Pedagogical practice |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas |
Data do documento: | 11-Dez-2024 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URl da licença Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
Acesso Disponível em: | 2025-01-09 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4054 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CECULT - Licenciatura Interdisciplinar em Artes (EaD) - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pode_Arte_Educacao_TCC_2024.pdf | 468,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons