Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3999
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Uso do powerpoint como recurso didático para o ensino de Biologia em uma escola pública do Município de Cruz das Almas-Ba |
Autor(es): | Cruz Neto, Alírio José da |
Orientador(a): | Adorno, Elinsmar Vitória |
Coorientador(a): | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
Membro(a) da banca: | Paluch, Marlon |
Resumo: | O presente trabalho de natureza exploratório-descritiva objetivou investigar como o software PowerPoint tem sido utilizado por professores em uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública no município de Cruz das Almas-BA. O estudo procurou identificar as percepções e expectativas, por meio de questionários semi-estruturados, de alunos e professores quanto ao emprego de tal recurso na condução das aulas. Após essa análise foi criada uma aula interativa com o auxílio do PowerPoint e aplicada aos alunos em laboratório de informática. A investigação contou com a participação de trinta e dois alunos e oito professores do Centro Educacional Cruzalmense. O estudo apresenta evidências de que o software PowerPoint é visto por professores e alunos como um recurso audiovisual bastante útil nas salas de aula. Os discentes ressaltam que as aulas com o PowerPoint melhoram o entendimento dos conteúdos, dinamiza e torna as aulas mais interessantes, além de promover maior participação. Os professores, de modo geral, percebem que as maiores vantagens em fazer uso do programa estão centradas na facilidade para elaborar e atualizar as apresentações de slides, na economia de recursos materiais e também melhor utilização do tempo gasto em sala de aula. |
Palavras-chave: | PowerPoint - TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) Estudo e ensino - Práticas de ensino Ensino e aprendizagem Ensino de Biologia - Estudo e ensino Ensino médio Cruz das Almas (BA) |
Resumo em inglês: | The present study exploratory-descriptive nature objective to investigate how the PowerPoint software has been used by teachers in a class of Third Year of High School of a college in Cruz das Almas, Bahia. The study sought to identify the perceptions and expectations, through semi-structured questionnaires of students and teachers about the use of PowerPoint in the conduct of classes. After this analysis was created an interactive lesson with the help of PowerPoint and applied to students in the computer lab. The research involved the participation of thirty-two students and eight teachers Cruzalmense Educational Center. The study presents evidence that the PowerPoint software is viewed by teachers and students as a useful visual resource in classrooms. The students emphasize that classes with PowerPoint improve the understanding of the content, streamlines and makes the lessons more interesting, in addition to promoting greater participation. Teachers, in general, realize that the greatest advantages in making use of the program are focused on ease to prepare and update the slideshows, the economy of material resources as well as better use of time spent in the classroom. |
Palavras-chave em inglês: | PowerPoint - ICTs (Information and Communication Technologies) Study and teaching - Teaching practices Teaching and learning Biology teaching - Study and teaching Secondary education Cruz das Almas (BA) |
Editora / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 14-Out-2013 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-12-10T21:17:29Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3999 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso_Powerpoint_Recurso_TCC_2013 (1).pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.