Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3724
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: “Eu sou só a auxiliar”: uma análise da construção identitária das auxiliares de classe na cidade de Amargosa-BA
Autor(es): Jesus, Livia Karen Figueredo de
Orientador(a): Cordeiro, Karina de Oliveira Santos
Membro(a) da banca: Feitosa, Débora Alves
Membro(a) da banca: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
Referência: JESUS, Livia Karen Figueredo de. “Eu sou só a auxiliar”: uma análise da construção identitária das auxiliares de classe na cidade de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2018. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
Resumo: O estudo aqui apresentado busca compreender como se dá a construção da identidade das auxiliares de classe, uma vez que na Educação Infantil, cuidar e educar são indissociáveis e são de extrema importância para o bom desenvolvimento da criança. Mas o educar, por tratar do intelecto, por vezes recebe maior atenção e é considerado mais importante do que o cuidar, que por referir-se ao cuidado com corpo, é compreendido, no campo educacional, como algo sem relevância. A diferenciação entre corpo e intelecto também se dá no que diz respeito às profissionais que são responsáveis por cada um desses aspectos na educação Infantil. Desse modo, as auxiliares por serem responsáveis pelo cuidar, não são reconhecidas como professoras. Mas, por serem responsáveis por manter o bem estar do corpo, essas profissionais têm influência direta no desenvolvimento das crianças que frequentam o Centro de Educação Infantil (CEI). Desse modo, a referida pesquisa teve como problema entender quem são as auxiliares de classe e que lugar profissional elas ocupam no Centro de Educação Infantil. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é compreender como as auxiliares se veem profissionalmente e que lugar elas ocupam no Centro de Educação Infantil. E os objetivos específicos, foi identificar as auxiliares de classe dentro das instituições que elas atuam, bem como conhecer como essas auxiliares se veem no exercício da função, além de analisar o lugar ocupado pelas auxiliares no Centro de Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo de tipo pesquisa de campo, quanto aos instrumentos empregados para realizar a coleta de dados, utilizamos a entrevista na sua modalidade semiestruturada, observação e diário de campo. O estudo teve como cenário um Centro de Educação Infantil localizado no município de Amargosa que é mantido pela Prefeitura através da Secretaria de Educação. No processo de reflexão sobre a temática e análise dos dados coletados utilizamos os escritos de Dubar (2005) Azevedo (2013), Kramer (2005a; 2005b), Tardif (2014), Campos (1994; 2008), Cerisara (2002) e de alguns outros autores. Ao tratarmos dos aspectos pessoais das auxiliares conseguimos encontrar uma não identificação com a função exercida. Sendo que a escolha para ser auxiliar foi motivada por questões externas não tendo relação com a profissão. Além disso, é possível notarmos uma não valorização do trabalho realizado pelas auxiliares, pois elas se restringem ao cuidar. Tais fatos influenciam para um movimento de negação do ser auxiliar, o que contribui para a construção do não lugar profissional. Diante do exposto é imprescindível que as auxiliares tenham melhores condições de trabalho, pois, só assim conseguirão construir uma identidade pautada no ser e um lugar profissional de autorreconhecimento, além de contribuir para a superação da separação do cuidar e do educar.
Palavras-chave: Identidade
Lugar profissional
Auxiliares de classe
Educação infantil
Educação - Aspectos sociais
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 22-Mar-2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-29T14:21:52Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3724
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eu_Sou_Auxiliar_TCC_2018.pdf969,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.