Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas PPG-RGV - Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais CCAAB - PPG-RGV - Artigos publicados em periódicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3584
Tipo de documento: Tese
Grau acadêmico: Mestrado Acadêmico
Título: Caracterização fenotípica de híbridos Triploides de tangerineira
Autor(es): Alves, Bernardo Lovatti
Orientador(a): Filho, Walter dos Santos Soares
Coorientador(a): Ramos, Yuri Caires
Membro(a) da banca: Dantas , Ana Cristina Vello Loyola
Membro(a) da banca: Moreira, Ricardo Franco Cunha
Resumo: RESUMO: As tangerinas estão entre as principais frutas cítricas para consumo in natura. Tanto o mercado consumidor nacional como o internacional preferem tangerinas com boa coloração da casca e da polpa, relação acidez/sólidos solúveis equilibradas e ausência de sementes. Híbridos triploides de tangerineiras têm potencial para a formação de indivíduos produtores de frutos com essas características. Dada a importância de híbridos triploides de tangerineiras, este trabalho promoveu a caracterização fenotípica de três populações de indivíduos triploides obtidos de cruzamentos entre a tangerineira ‘Fortune’, como parental feminino, e as tangerineiras ‘Clementina Fina’, ‘Ellendale’ e ‘Ponkan’, híbridos esses obtidos na Estação Experimental de San Giuliano, Córsega, França, pertencente ao INRA (Institut National de la Recherche Agronomique) - CIRAD (Centre de Cooperation Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement). Cada população foi composta por 50 híbridos. Os indivíduos foram caracterizados mediante o uso dos descritores: altura e formato da copa, vigor visual, cor, formato e textura do limbo foliar, tolerância à seca e emissão de brotações após período de déficit hídrico. No município de Cruz das Almas, Recôncavo Baiano, os indivíduos foram avaliados aos seis anos de idade, tendo sido enxertados no híbrido trifoliolado HTR-069, obtido pelo Programa de Melhoramento Genético de Citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Os estudos de caracterização indicaram que: 1 - o cruzamento ‘Fortune’ x ‘Ellendale’ deu formação a plantas maiores e mais vigorosas que as dos demais cruzamentos; 2 -. O cruzamento ‘Fortune’ x ‘Ponkan’ deu formação a híbridos que, em geral, apresentaram maior emissão de brotações, maior tolerância à seca e maior copa; 3 - Os indivíduos dos cruzamentos ‘Fortune’ x ‘Ponkan’, ‘Fortune’ x ‘Clementina Fina’ e ‘Fortune’ x ‘Ellendale’ apresentaram respectivamente alta resistência à seca, resistência intermediaria e suscetibilidade; 4- dentre os descritores utilizados, a altura da planta foi o que mais contribuiu para a distinção entre indivíduos, entre e dentro de progênies. Mediante esses resultados pode se concluir que as características avaliadas foram significativas e se direcionadas para a produção, o cruzamento ‘Fortune’ x ‘Ponkan’ é o mais indicado.
Palavras-chave: : Descritores morfológicos
Citros;
Citrus reticulata
Melhoramento genétic
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais
Data do documento: 2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-20T18:33:08Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3584
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - PPG-RGV - Artigos publicados em periódicos

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizacao_Fenotípica_Híbrido_TESE_2019.pdf758,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.