Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: O uso das tecnologias no processo de formação dos licenciandos em letras na UFRB: uma proposta com o RPG Boss
Autor(es): Santiago, Évila dos Santos
Orientador(a): Santos, Fernanda Maria Almeida dos
Membro(a) da banca: Teixeira, Jaylson
Membro(a) da banca: Jesus, Manuela Solange Santos de
Referência: SANTIAGO, Évila dos Santos. O uso das tecnologias no processo de formação dos licenciandos em letras na UFRB: uma proposta com o RPG BOSS. 2019. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa/Libras/Inglês) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Nesse contexto cultural que globaliza e que atinge a sociedade, a educação também sente os impactos da ampliação e uso constante das ferramentas tecnológicas pelos mais variados sujeitos. Observamos que, dentro e fora das escolas, até mesmo as classes menos favorecidas da sociedade conseguem ter um determinado tipo de contato com os computadores, tablets, celulares smartphones, entre outros. Desse modo, é preciso pensar em qual é o papel da escola e, principalmente do professor, em relação à preparação de indivíduos diante desse contexto tecnológico. Assim, o presente trabalho se propôs a investigar de que maneira o game RPG BOSS pode contribuir para a formação inicial de licenciandos em Letras e no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na educação básica. Diante disso, observamos, de modo mais específico, a percepção de licenciados quanto ao uso de interfaces digitais no ambiente escolar e analisamos como o uso da plataforma game RPG BOSS pode ser utilizada como interface didática para o ensino de Língua Portuguesa. Para isso, as discussões do presente estudo se fundamentam em propostas pertinentes para as atuais práticas de ensino de língua no contexto digital. Para o levantamento teórico desse trabalho, foram utilizados estudiosos que abordaram definições para a tecnologia, como: Santos e Lahm (2007), Veraszto (2008), Vieira (2011). Para discutir as tecnologias para o ensino, utilizaram-se os pressupostos de Valente (2002), Santos (2014). As discussões do ensino de português foram regidas por estudiosos, como Magda Soares (2002) e Marcuschi (2004) e, por fim, para as discussões dos games em educação, foram usadas as pesquisas de Mattar (2010) e Tavares (2004). Além disso, o presente trabalho segue a metodologia de natureza qualitativa, com pesquisa de campo desenvolvida por meio da aplicação de questionários e realização de oficinas. Por meio do estudo, ficou evidente que os sujeitos da pesquisa fazem uso dos recursos digitais nas escolas e, de maneira geral, acreditam que as tecnologias interferem, significativamente, se forem utilizadas de maneira adequada em sala de aula. Em relação ao RPG BOSS, ficou explícito que ajuda no processo de ensino aprendizagem de forma dinâmica, despertando o interesse do aluno e pode ser trabalhado com qualquer assunto.
Palavras-chave: Educação
Tecnologia
Ensino
RPG BOSS
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 26-Jul-2019
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-07-19T13:51:48Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3219
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