Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2694
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | Formação de psicólogas para atuar na assistência social: estudo sobre propostas formativas dos cursos de psicologia no Recôncavo da Bahia |
Autor(es): | Sales, Evelin Fonseca de |
Orientador(a): | Santos, Luane Neves |
Membro(a) da banca: | Santana, Inayara Oliveira de |
Membro(a) da banca: | Oliveira, Roberval Passos de |
Referência: | SALES, Evelin Fonseca de. Formação de psicólogas para atuar na assistência social: estudo sobre propostas formativas dos cursos de psicologia no Recôncavo da Bahia. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022. |
Resumo: | O Conselho Federal de Psicologia realizou uma pesquisa em 2012 e reconheceu que 67% das psicólogas participantes têm suas atividades principais relacionadas à saúde, educação ou assistência social. Deste percentual, 10% diz respeito à assistência social. Este dado representa a significativa inserção da psicologia no campo das políticas públicas e ressalta a importância de que a formação inicial em psicologia possibilite acesso a discussões e práticas que contribuam para atuação nesta área. A fim de contribuir para ampliação de reflexões sobre a formação voltada para a assistência social, foi analisada a proposta formativa enunciada em três Projetos Pedagógicos dos Cursos de Psicologia, pertencentes ao território do Recôncavo da Bahia. Constatou-se que alguns princípios e diretrizes da política de assistência social são considerados nos processos formativos. Porém, discussões mais específicas sobre esta política pública ainda são ausentes, sendo as políticas de saúde mais abordadas ao longo da formação. |
Palavras-chave: | Formação do psicólogo Currículo Ensino superior Assistência social Políticas públicas |
Resumo em inglês: | The Federal Council of Psychology carried out a survey in 2012 and recognized that 67% of participating psychologists have their main activities related to health, education or social assistance. Of this percentage, 10% concerns social assistance. This data represents the significant insertion of psychology in the field of public policies and underscores the importance of an initial training in psychology providing access to discussions and practices that contribute to work in this area. In order to contribute to the extension of reflections on training focused on social assistance, the training proposal set out in three Pedagogical Projects of Psychology Courses, belonging to the territory of Recôncavo da Bahia, was followed. It was found that some principles and guidelines of the social assistance policy are considered in the training processes. However, more specific discussions about this public policy are still absent, with health policies being more addressed throughout the training. |
Palavras-chave em inglês: | Training psychologist Curriculum University education Social assistance Public policy |
Resumo em espanhol: | El Consejo Federal de Psicología realizó una encuesta en 2012 y reconoció que el 67% de los psicólogos participantes tienen sus principales actividades relacionadas con la salud, la educación o la asistencia social. De este porcentaje, el 10% se refiere a la asistencia social. Este dato representa la inserción significativa de la psicología en el campo de las políticas públicas y subraya la importancia de una formación inicial en psicología que permita acceder a discusiones y prácticas que contribuyan al trabajo en esta área. Para contribuir a la ampliación de reflexiones sobre la formación enfocada en la asistencia social, se siguió la propuesta formativa plasmada en tres Proyectos Pedagógicos de Cursos de Psicología, pertenecientes al territorio del Recôncavo da Bahia. Se encontró que algunos principios y lineamientos de la política de asistencia social son considerados en los procesos de formación. Sin embargo, todavía faltan discusiones más específicas sobre esta política pública, siendo las políticas de salud más abordadas a lo largo de la capacitación. |
Palavra em espanhol: | Formación de psicólogo Curriculum Enseñanza superior Asistencia social Políticas públicas |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Data do documento: | 20-Dez-2022 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Informação(ões) adicional(is): | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em formato de artigo. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-09-19T18:45:52Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2694 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Psicologas_Atuar_TCC_2022.pdf | 451,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.