Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde PPGSPNI - Programa de Pós-Graduação em Saúde da População Negra e Indígena CCS - PPGSPNI - Dissertações/TCC
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Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Interculturalidade em saúde na atenção à população indígena
Título(s) alternativo(s): Interculturality in health care for the indigenous population
Autor(es): Gomes, Deysianne Gouveia
Orientador(a): Rivemales, Maria da Conceição Costa
Membro(a) da banca: Souza, Ana Cláudia Gomes de
Membro(a) da banca: Sousa, Maria Lidiany Tributino de
Membro(a) da banca: Cordeiro, Rosa Candida
Referência: GOMES, Deysianne Gouveia. Interculturalidade em saúde na atenção à população indígena. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.
Resumo: Introdução: A prática biomédica com conhecimentos científicos e ocidentais, pautada na formação das graduações na área de saúde, delimita a assistência à saúde de forma padronizada. Os profissionais da área de saúde, de forma geral, têm em sua formação acadêmica um déficit sobre o conhecimento acerca da diversidade da cultura indígena. Objetivo: Compreender de que forma a interculturalidade em saúde é realizada no processo de trabalho dos profissionais de saúde do polo base de Paulo Afonso. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Resultados: as categorias de análise que emergiram foram: Formação dos Profissionais para atenção à saúde indígena; Interculturalidade é respeitar a cultura do outro; Relação entre a biomedicina e os saberes tradicionais; Desafios para execução da atenção à saúde indígena. Conclusões: A análise permitiu compreender que existem desafios diversos para a atuação dos profisisonais de saúde em contexto intercultural, o que confirmou a necessidade de um preparo específico para o trabalho com os povos indígenas e refletiu a ausência de uma formação que possa proporcionar essa discussão nos cursos de formação da área de saúde. Além disso, a falta de infraestrutura e logística é um fator que atravessa as falas no que diz respeito às dificuldades encontradas no acesso às aldeias para a execução do trabalho. Foi possível perceber que os profisisonais, em sua maioria, entendem a interculturalidade em saúde como “respeitar a cultura do outro”, entendendo que, além do conhecimento científico, existem outras formas de pensar e fazer saúde, através dos saberes tradicionais dos povos por eles assitidos. O presente estudo apresenta como contribuições, para a Saúde Coletiva e no contexto do SUS, a possibilidade de os dados obtidos proporcionarem conhecimentos científicos, problematizações e subsídios teóricos e práticos para embasamneto de políticas públicas, bem como a importância do entendimento da diversidade de sistemas e práticas de saúde, o que contribui para o direcionamento e tomada de decisão através dos gestores. O estudo busca contribuir em especial para a nossa saúde. Nós, povos indígenas, precisamos e devemos ter a garantia e a ofertada de um serviço que contemple e respeite a nossa diversidade.
Palavras-chave: Saúde da população indígena - Paulo Afonso (BA)
Profissionais de saúde - Formação
Interculturalidade - Saúde - População indígena
Resumo em inglês: Introduction: Biomedical practice with scientific and Western knowledge, based on the training of graduates in the health area, delimits health care in a standardized way. Health professionals, in general, have a deficit in their academic training regarding knowledge about the diversity of indigenous culture. Objective: To understand how interculturality in health is carried out in the work process of health professionals at the base center of Paulo Afonso. Method: This is an exploratory research with a qualitative approach. Results: the categories of analysis that emerged were: Training of Professionals for Indigenous Health Care; Interculturality is respecting the culture of the other; Relationship between biomedicine and traditional knowledge; Challenges for implementing indigenous health care; Conclusions: The analysis made it possible to understand that there are different challenges for health professionals to work in an intercultural context, which confirmed the need for specific preparation for working with indigenous people and reflected the absence of training that could provide this solution in courses. training in the health area. In addition, the lack of infrastructure and logistics is a factor that crosses the lines regarding the difficulties encountered in accessing the villages to carry out the work. It was possible to perceive that the professionals, for the most part, understand the interculturality in health as “respect the culture of the other”, understanding that, in addition to scientific knowledge, there are other ways of thinking and doing health, through the traditional knowledge of the people they have. assisted. The present study presents as contributions to Collective Health and in the context of the SUS, the possibility that the data obtained provide scientific knowledge, problematizations and theoretical and practical gains to support public policies, as well as the importance of understanding the diversity of systems and practices of health, which contributes to the direction and decision-making by managers. The sacredness of study seeks to contribute in particular to our health. We, indigenous peoples, need and must have the guarantee and offer of a service that contemplates and respects our diversity.
Palavras-chave em inglês: Health of the indigenous population - Paulo Afonso (BA)
Health professionals - Training
Interculturality - Health - Indigenous population
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Saúde da População Negra e Indígena
Data do documento: 21-Dez-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-09-18T16:30:01Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2687
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