Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2588
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | Educação especial na perspectiva inclusiva: ações educativas como possibilidade de intervenção no estágio de psicologia |
Autor(es): | Santos, Rainah Rocha dos |
Orientador(a): | Lopes, Adriana Lourenço |
Membro(a) da banca: | Alves, Josineide Vieira |
Membro(a) da banca: | Gomes, Mayana Martha de Souza |
Referência: | SANTOS, Rainah Rocha dos. Educação especial na perspectiva inclusiva: ações educativas como possibilidade de intervenção no estágio de psicologia. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2019. |
Resumo: | Este trabalho relata a experiência do Estágio Supervisionado I e II do curso de Psicologia - ênfase em Psicologia e Processos Educativos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sob orientação da Professora Adriana Lourenço Lopes. O Estágio Supervisionado com ênfase em Psicologia e Processos Educativos tem com objetivos identificar e analisar possibilidades de atuação do/a psicólogo/a no contexto escolar, visando o desenvolvimento e/ou aprimoramento de conhecimentos e habilidades necessárias ao processo formativo do futuro profissional em Psicologia. O estágio foi realizado em uma escola municipal de Santo Antônio de Jesus, no período de julho a dezembro de 2018. Eram nove estagiárias no total, divididas em duas escolas da rede municipal. Nesse trabalho, serão descritas as ações educativas desenvolvidas por mim junto ao grupo de cuidadores de alunos com necessidades educativas especiais, de uma escola pública municipal, de anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo de tais ações foi difundir informações, bem como propor discussões sobre questões referentes à educação especial na perspectiva inclusiva, a fim de promover, coletivamente, reflexões e pensar possibilidades de atuação fundamentadas nos princípios da educação inclusiva. O presente trabalho é composto por quatro sessões principais. Inicialmente, no referencial teórico apresentam-se alguns dados importantes no que se refere a história da educação especial, seguida de uma discussão sobre possibilidades para a consolidação de uma escola inclusiva. Em seguida, apresenta-se o campo de estágio, seus atores e interações. Na terceira sessão, descreve-se as ações desenvolvidas com o grupo de cuidadores. E, em seguida, as Considerações Finais. |
Palavras-chave: | Psicologia Educação especial Educação inclusiva Psicologia escolar Santo Antônio de Jesus (BA) |
Resumo em inglês: | This work reports the experience of the Supervised Internship I and II of the Psychology course - emphasis on Psychology and Educational Processes, at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), under the guidance of Professor Adriana Lourenço Lopes. The Supervised Internship with an emphasis on Psychology and Educational Processes aims to identify and analyze possibilities for the psychologist to work in the school context, aiming at the development and/or improvement of knowledge and skills necessary for the training process of the future professional in Psychology. The internship was carried out at a municipal school in Santo Antônio de Jesus, from July to December 2018. There were nine interns in total, divided into two schools in the municipal network. In this work, the educational actions developed by me with the group of caregivers of students with special educational needs, from a municipal public school, in the early years of Elementary School, will be described. The purpose of such actions was to disseminate information, as well as to propose discussions on issues related to special education from an inclusive perspective, in order to collectively promote reflections and think about possibilities for action based on the principles of inclusive education. This work consists of four main sections. Initially, in the theoretical framework, some important data regarding the history of special education are presented, followed by a discussion about possibilities for the consolidation of an inclusive school. Next, the internship field, its actors and interactions are presented. In the third session, the actions developed with the group of caregivers are described. And then the Final Considerations. |
Palavras-chave em inglês: | Psychology Special education Inclusive education School psychology Santo Antônio de Jesus (BA) |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Data do documento: | 2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
Informação(ões) adicional(is): | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na forma de relatório para obtenção do título em bacharel no curso de Psicologia. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-08-18T20:51:40Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2588 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Especial_Perspectiva_TCC_2019.pdf | 519,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.