Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2494
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: A Importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais com ênfase na morfologia vegetal
Autor(es): Ferreira, Amadeu dos Santos
Orientador(a): Aona, Lidyanne yuriko Saleme
Resumo: Desde o princípio, o homem mantém relações diretas e indiretas com o reino vegetal, seja na alimentação, na confecção de utensílios ou até mesmo na fabricação de fármacos. Logo, a Botânica, poderia ser considerada a ciência mais compreendida e aceita no meio escolar. No entanto, ela é considerada uma das áreas com maior dificuldade de assimilação de conteúdos. Destaca-se dentre suas causas, o desinteresse dos alunos pelo tema, a falta de aulas práticas e de materiais didáticos facilitadores. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo principal avaliar a eficácia da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais com ênfase em morfologia vegetal, através das concepções dos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Cruz das Almas. O estudo foi elaborado a partir do ensino por experimentação e contextualização por meio de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de questionários semiestruturados, aplicados aos alunos do 7º ano “A” do ensino fundamental do Centro Educacional Cruzalmense CEC. Essa pesquisa mostrou que a maioria dos alunos apresentou certa empatia pelos conteúdos Botânicos. No entanto, alguns estudantes não demonstraram interesse em aprender ou sentiram dificuldade em entender alguns conceitos básicos. Tais dificuldades podem ser reflexos de um processo de ensino que enfatiza a simples memorização de nomes e conceitos e que não considera a realidade vivenciada pelos alunos, nem seus conhecimentos prévios. Foi possível observar que o atual trabalho alcançou um efeito expressivo após a utilização das práticas, pois foi verificado um maior envolvimento dos estudantes, deixando evidente que essas atividades contribuíram sensivelmente na transformação da concepção dos discentes que passaram a se interessar pelo tema, demonstrando conhecimentos que anteriormente desconheciam. Em virtude do que foi mencionado, recomenda-se que as aulas teóricas relacionadas ao conteúdo de morfologia vegetal sejam ministradas, sempre que possível, intercaladas com a utilização de atividades práticas experimentais e contextualizadas relacionada ao cotidiano do estudante, estimulando o interesse e aprendizado, promovendo um maior interesse acerca do assunto estudado.
Palavras-chave: Ensino da botânica
Concepções de alunos
Experimentação
Utilização de práticas
Resumo em inglês: From the beginning man has direct and indirect relations with the vegetable kingdom, whether in food, in the making of utensils or even in the manufacture of drugs. Thus, Botany could be considered the most understood and accepted science in the school environment. However, it is considered one of the most difficult areas of assimilation of contents. Of particular note is its lack of interest in the subject, lack of practical classes and didactic materials. In this context, the main objective of this research was toevaluate the effectiveness of the use of practices in the teaching-learning process of Natural Sciences with emphasis on plant morphology, through the conceptions of elementary school students of a public school located in the municipality of Cruz das Souls. The study was elaborated from teaching through experimentation and contextualization through a qualitative-quantitative research. The data collection was done through semi-structured questionnaires, applied to the students of the 7th year "A" of the elementary school of the Centro Educacional Cruzalmense-CEC. This research showed that the majority of the students present a certain empathy for the botanical contents, however some students did not show interest in learning or they had difficulty understanding some basic concepts. Such difficulties may be a reflection of a teaching process that emphasizes the simple memorization of names and concepts and does not consider the reality experienced by the students, nor their prior knowledge. It was possible to observe that the present work had an expressive effect, after the use of the practices, it was verified a greater intellectual development of these students, making evident that these activities contributed significantly in the transformation of the students' conception, who became intensively interested in the subject, demonstrating knowledge that they previously did not know. In view of the above, it is recommended that theoretical classes related to the content of plant morphology be taught, whenever possible, using practical, experimental and contextualized activities related to the student's daily life, stimulating interest and learning. In order to promote greater interest and affinity about the subject and consequently to provide a more meaningful learning of this content.
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-07-03T19:26:49Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2494
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Importancia_Utilizacao_Praticas_TCC_2019 - Documentos Google.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.