Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2442
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Herpetologia na educação básica: uma análise da associação entre o perfil dos professores e as estratégias aplicadas no ensino do tema. |
Autor(es): | Conceição, Lennise Costa |
Orientador(a): | Protázio, Arielson dos Santos |
Membro(a) da banca: | Almeida, Keici Silva de |
Membro(a) da banca: | Ramos, Luiza Olívia Lacerda |
Resumo: | O presente estudo objetivou investigar como os professores de Ciências e Biologia da educação básica dos municípios de Jaguaripe, Aratuípe e Nazaré, no Estado da Bahia, abordam o conteúdo anfíbios e répteis durante as aulas, tomando como base a seleção de estratégias metodológicas e materiais didáticos. Para isso, dados foram coletados com a aplicação de questionário semi-estruturado que versou sobre três grupos de perguntas: (i) o perfil profissional dos professores que lecionam os componentes curriculares de Ciências e Biologia; (ii) a empatia em relação aos anfíbios e répteis; e (iii) como os professores abordam esses conteúdos. Para análise, os dados referentes a empatia foram categorizados à luz da análise do discurso proposta por Bardin. A análise lexical utilizando-se a nuvem de palavras (tag clouds) foi utilizada para ordenação das questões subjetivas e uma Análise dos Componentes Principais foi utilizada para verificar quais variáveis exerceram maior influência na definição do perfil profissional associado a abordagem dos conteúdos de anfíbios e répteis. Participaram desse estudo 16 professores (12 mulheres e 2 homens). A formação inicial dos professores foi Biologia (7), Pedagogia (6), Letras (1), História (1) e Física (1). Onze professores possuem especialização e 5 não. Quatorze professores são efetivos e 2 contratados, dos quais 3 possuem carga horária de trabalho de 60 horas, 3 de 20 horas e 10 de 40 horas. Em relação à quantidade de estratégias metodológicas e materiais didáticos utilizados para a abordagem do conteúdo de anfíbios e répteis, biólogos e pedagogos utilizaram quantidades semelhantes. Quanto à empatia, sentimentos de medo, nojo e repulsa foram os mais citados para descrever a relação dos professores com os anfíbios e répteis. As variáveis que mais influenciaram a definição do perfil profissional foram a carga horária de trabalho, a presença de especialização e o curso de especialização, evidenciando maior semelhança entre biólogos e pedagogos. Consideramos que a semelhança no modo de abordagem dos conteúdos de anfíbios e répteis quanto a utilização de materiais e estratégias metodológicas por professores formados em Biologia e Pedagogia abre precedentes para novos estudos acerca da atuação de professores em áreas distintas das de sua formação. |
Palavras-chave: | Educação científica Formação continuada Estratégias metodológicas Materiais didáticos Educação básica |
Resumo em inglês: | The present study aimed to investigate how the Science and Biology teachers of the basic education in Jaguaripe, Aratuípe and Nazaré municipalities, in Bahia State, deal with amphibian and reptile content during your classes, based on the selection of methodological strategies and didactic materials. For this, data were collected with the application of a semi-structured questionnaire formed by three groups of questions: (i) the professional profile of the teachers who teach the curricular components of Science and Biology; (ii) empathy for amphibians and reptiles; and (iii) how the teachers approach such contents. For the analysis, empathy data were categorized using the discourse analysis proposed by Bardin. The lexical analysis using the tag clouds was used to classify the subjective questions and a Principal Components Analysis was used to verify which variables had the greatest influence in the definition of the professional profile of the teachers, associated with approach of the contents of amphibians and reptiles. Sixteen teachers (12 women and 2 men) participated in this study. The initial graduation of the teachers was Biology (7), Pedagogy (6), Languages and Literature (1), History (1) and Physical (1). Eleven teachers had specialization and 5 did not. Fourteen teachers are permanently employed and two are contract employees, of which three have a workload of 60 hours, 3 of 20 hours and 10 of 40 hours. In relation the quantity of methodological strategies and didactic materials used to approach the content of amphibians and reptiles, biologists and pedagogues used similar quantities About the empathy, feeling of fear, disgust and repulsion showed presence in the relationship with amphibians and reptiles. The variables that most influenced the definition of the professional profile were the workload, the presence of specialization and the specialization course, evidencing a greater similarity between biologists and pedagogues. We consider that the similarity in the way of approaching the contents of amphibians and reptiles as to the use of materials and methodological strategies by teachers trained in Biology and Pedagogy opens precedents for new studies about the performance of teachers in areas other than those of their formation. |
Palavras-chave em inglês: | Scientific education Continuing education Methodological strategies Didactic materials Basic education |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-05-30T21:19:25Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2442 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Herpetologia_Educacao_Basica_TCC_2018.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.