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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2410
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Constituição da identidade docente numa perspectiva intelectual: as concepções de um grupo de estudantes da licenciatura em biologia da UFRB |
Autor(es): | Santos, Idália Souza dos |
Orientador(a): | Silva, Neilton da |
Membro(a) da banca: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
Membro(a) da banca: | Garcia, Rosineide Pereira Mubarak |
Resumo: | Os professores que laboram no ensino de Ciências Naturais e Biologia, no contexto da Educação Básica, são desafiados a pensar nos atributos da profissão docente desde a formação inicial. Nessa direção, a formação do professor intelectual e a construção da sua identidade se apresentam como dimensões estruturantes para fazê-lo aprender sobre a sua profissão e o seu papel na formação de cidadãos. Diante disso, objetivou-se nessa pesquisa compreender as concepções do licenciando em Biologia do CCAAB/UFRB sobre a identidade profissional e o percurso de tornar-se um intelectual da docência. Para perseguir esse propósito, tornou-se crucial a aproximação dos teóricos de referência, para a fundamentação das categorias refletidas nessa investigação cientifica, tais como: Giroux (1997), Freire (1987), Dubar (2005), Nóvoa (1992), Gatti (2009), Tardif (2012), entre outros. A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a qual se utilizou da entrevista semiestruturada como principal instrumento de recolha de dados, tendo sido aplicada junto a vinte e um (21) estudantes da licenciatura mencionada. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011) e discutidos à luz do quadro teórico. Os resultados encontrados ao final da investigação indicam que grande parte dos futuros professores de Biologia vivem um conflito em relação ao curso que realizam e a sua finalidade formativa/profissional. A dicotomia evidenciada pelos participantes acerca dos saberes da área específica e dos saberes da área pedagógica, revela-se um dos impedimentos à constituição de uma identidade professoral mais sólida. A maioria deles afirmou nunca ter tido acesso à denominação “professor intelectual”, tampouco pensaram com mais atenção sobre os atributos de um professor de Ciências e Biologia com essa envergadura, reduzindo-o a um profissional que “domina conteúdos” e corroborando com os vieses conteudista, disciplinar e bachaleresco que marcam a concepção de formação de professor encontrada nos resultados. Essa constatação na formação inicial aponta para uma noção simplificada da profissão e dos saberes docentes que ajudam a forjar a identidade profissional do futuro professor, distanciando-o ao invés de aproximá-lo de um intelectual da docência. Conclui-se, diante dos resultados encontrados, que a formação dos professores de Ciências e Biologia como intelectuais transformadores se coloca como um desafio a ser encarado pelas estruturas colegiadas responsáveis por (re)pensar o curso de Licenciatura em Biologia em geral, e aos professores formadores de professores de modo mais específico. Quanto aos licenciandos é desejável a produção de significados sobre a profissão, ao longo do seu percurso formativo, assumindo-se como intelectuais da docência e conscientes do seu papel na formação de pessoas autônomas, críticas e (cri)ativas. |
Palavras-chave: | Formação inicial Saberes docentes Identidade profissional Professor intelectual Professores de Ciências e Biologia |
Resumo em inglês: | Teachers who work in the teaching of Natural Sciences and Biology in the context of Basic Education are challenged to think about the attributes of the teaching profession since the initial formation. In this direction, the formation of the intellectual teacher and the construction of his identity are presented as structuring dimensions to make him learn about his profession and his role in the formation of citizens. Therefore, the objective of this research was to understand the conceptions of the licenciando in Biology of the CCAAB / UFRB on the professional identity and the course of becoming an intellectual of teaching. In order to pursue this purpose, it became crucial to approach the reference theorists, for the reasoning of the categories reflected in this scientific investigation, such as: Giroux (1997), Freire (1987), Dubar (2005), Nóvoa (1992), Gatti (2009), Tardif (2012), among others. The research was based on the qualitative approach, of the case study type, which was used of the semi-structured interview as the main data collection instrument, and was applied to twenty-one (21) students of the aforementioned degree. The data were interpreted through the content analysis of Bardin (2011) and discussed in the light of the theoretical framework. The results found at the end of the research indicate that most of the future Biology teachers are in conflict with the course they take and their formative / professional purpose. The dichotomy evidenced by the participants about the knowledge of the specific area and the knowledge of the pedagogical area, proves to be one of the impediments to the constitution of a more solid professorial identity. Most of them stated that they had never had access to the denomination "intellectual teacher", nor did they think more carefully about the attributes of a professor of Sciences and Biology of this magnitude, reducing it to a professional who "dominates contents" and corroborating with the biases content, disciplinary and bachaleresco that mark the conception of teacher training found in the results. This finding in the initial formation points to a simplified notion of the profession and the teaching knowledge that help to forge the professional identity of the future teacher, distancing it instead of approaching it to an intellectual of teaching. It is concluded, given the results found, that the training of Science and Biology teachers as transforming intellectuals poses as a challenge to be faced by the collegiate structures responsible for (re) thinking the course of Biology Degree in general, and teachers teacher trainers in a more specific way. As for the graduates, it is desirable to produce meanings about the profession, along the course of their training, assuming themselves as teaching intellectuals and aware of their role in the formation of autonomous, critical and (cri)active people. |
Palavras-chave em inglês: | Initial training Teaching knowledge Professional identity Intellectual teacher Science and Biology teachers |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 28-Fev-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-05-24T19:24:51Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2410 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
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