Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2407
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano |
Autor(es): | Carmo Junior, Ubiraci Reis |
Orientador(a): | Protázio, Arielson dos Santos |
Membro(a) da banca: | Braga, Jacqueline Ramos Machado |
Membro(a) da banca: | Santos, Marcos Roberto Rossi dos |
Resumo: | A interação cultural entre os seres humanos e o meio natural, sobretudo associada à exploração da fauna e flora, favorecem a construção do conhecimento tradicional que podem fornecer informações preciosas e únicas no reconhecimento e classificação dos organismos. Entretanto, nota-se que nas escolas os conteúdos de Zoologia, especificamente sobre os répteis e anfíbios, são trabalhados de maneira superficial, dificultando aos estudantes compreenderem a importância destes animais para a natureza. Partindo desses pressupostos, o presente estudo buscou investigar as concepções sobre répteis e anfíbios dos estudantes da comunidade rural do distrito de São José do Itaporã, município de Muritiba, Estado da Bahia, visando à promoção da desmistificação e sensibilização quanto à importância da conservação da herpetofauna local. Para isso, aplicou-se um questionário de cunho qualitativo contendo perguntas abertas e fechadas. Além disso, empregou-se a técnica de Draw-A-Scientist, com adaptações, para a coleta de desenhos de répteis e anfíbios. Os dados obtidos por meio dos questionários foram categorizados e analisados com o auxilio do Software Iramutec. Os desenhos foram analisados e, posteriormente, classificados de acordo com as características elucidadas em cada representação. Os resultados revelaram que muitos estudantes não atribuem ou não sabem a importância desses animais para a natureza, além de não compreendem as diferenças e as características morfológicas e biológicas dos répteis e anfíbios. Verificou-se também que diversos mitos e crenças são atribuídos a herpetofauna, sendo a morte desses animais a principal consequência disto. Assim, existe a necessidade de aprimorar e contextualizar o ensino dos seres vivos, permitindo aos estudantes fazerem associações entre os animais da sua região e os conteúdos científicos, enfatizando as significâncias destes seres para os ecossistemas, de maneira a conservar a biodiversidade local. |
Palavras-chave: | Conhecimento popular Conservação Herpetologia Recôncavo (BA) |
Resumo em inglês: | The cultural interaction between humans and the natural environment, especially associated with the exploitation of fauna and flora, favor the construction of traditional knowledge that can provide precious and unique information in the recognition and classification of organisms. However, it is noted that in the schools the contents of Zoology, specifically on reptiles and amphibians, are worked in a superficial way, making it difficult for students to understand the importance of these animals to nature. Based on these assumptions, the present study sought to investigate reptile and amphibian conceptions of students from the rural community of the district of São José do Itaporã, in the municipality of Muritiba, State of Bahia, aiming to promote demystification and awareness of the importance of herpetofauna conservation local. For this, a qualitative questionnaire with open and closed questions was applied. In addition, the technique of Draw-A-Scientist, with adaptations, was used for the collection of reptile and amphibian drawings. The data obtained through the questionnaires were categorized and analyzed with the help of Iramutec Software. The drawings were analyzed and later classified according to the characteristics elucidated in each representation. The results revealed that many students do not or do not know the importance of these animals to nature, in addition to not understanding the differences and morphological and biological characteristics of reptiles and amphibians. It was also verified that diverse myths and beliefs are attributed to herpetofauna, being the death of these animals the main consequence of this. Thus, there’s a need to improve and contextualize the teaching of living beings, allowing students to make associations between the animals in their region and scientific contents, emphasizing the significance of these beings to the ecosystems, in order to conserve local biodiversity. |
Palavras-chave em inglês: | Popular knowledge Conservation Herpetology Recôncavo (BA) |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 28-Mar-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-05-24T18:11:38Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2407 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conhecimento_Herpetologico_Estudantes_TCC_2018.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.