Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PPGEDUCAMPO - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC
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dc.creatorAlmeida, Cassiana Mendes dos Santos-
dc.date.accessioned2023-01-18T00:41:53Z-
dc.date.available2023-01-18T00:41:53Z-
dc.date.issued2015-03-23-
dc.identifier.citationALMEIDA, Cassiana Mendes dos Santos. O Estado e a formação dos camponeses articulados no Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré (Bahia): limites e desafios contemporâneos para a análise e enfrentamento dos problemas ambientais. 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1961-
dc.description.abstractThis work has as study object the formation promoted by the state to the members of the Committee Watershed rivers Verde and Jacaré. Aims to understand how environmental education promoted by the state, has contributed to the analysis and addressing the environmental problems articulated by the field workers in Committee Watershed rivers Verde and Jacaré. To achieve the purpose of the survey, unfold the following specific objectives: a) recover the historical basis of the private appropriation of water and land in Watershed rivers Verde and Jacaré; b) analyze the legal framework and its consequences in the forms of conduct of public water management in Bahia, showing how they have given to social participation through River Basin Committees; c) evaluate the water conflicts mediated Committee Watershed rivers Verde and Jacaré (CBHVJ) and its relationship to global environmental problems; d) to analyze the state-developed training in CBHVJ, showing the contents, methods and theories that underlie identifying coping possibilities to environmental problems by workers who were present field. The method is based on the guidelines of Dialectical Materialism Historical and thus weave critical reflections to the formation of peasants articulated in Committee Watershed rivers Verde and Jacaré, under the light of a rigorous analysis of reality, it is possible to realize the theoretical elements that underlie the education proposed by the State to river basin committees in Bahia. After the survey confirmed the hypothesis that the objectives behind the training offered by the state to the members of CBHVJ keep the trend to replace the class struggle for achievement mediated social participation policy can’t advance in the fight beyond the capital, which was lifted from the defined search problem as follows: what are the theoretical foundations of educational practice present in the formation of peasants articulated the committee of river basins Verde and Jacaré and how education offers elements for a deeper analysis of the environmental problems? Thus we find that education widespread in CBHVJ have removed the / the farmers / the project of social transformation. We pointed out the possibility of overcoming contradictions through a critical training in guided practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCamponês articulador - formaçãopt_BR
dc.subjectComitê de Bacia Hidrográficapt_BR
dc.subjectBacia hidrográfica - Bahiapt_BR
dc.subjectRio Verde - Bahiapt_BR
dc.subjectRio Jacaré - Bahiapt_BR
dc.subjectBahia - Problemas ambientaispt_BR
dc.titleO Estado e a formação dos camponeses articulados no Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré (Bahia): limites e desafios contemporâneos para a análise e enfrentamento dos problemas ambientaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objeto de estudo a formação promovida pelo Estado para os membros do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Verde e Jacaré. Objetiva compreender de que forma a educação ambiental, promovida pelo Estado, tem contribuído para a análise e enfrentamento dos problemas ambientais pelos trabalhadores do campo articulados no Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Verde e Jacaré. Para alcançar o propósito da pesquisa, desdobramos os seguintes objetivos específicos: a) recuperar as bases históricas da apropriação privada da água e da terra na Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré; b) analisar o marco legal e seus desdobramentos nas formas de condução da gestão pública das águas na Bahia, evidenciando como tem se dado a participação social por meio de Comitês de Bacias Hidrográficas; c) avaliar os conflitos pela água mediados pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré (CBHVJ) e sua relação com a problemática ambiental global; d) analisar a formação desenvolvida pelo Estado no CBHVJ, evidenciando os conteúdos, os métodos e as teorias que o fundamentam, identificando as possibilidades de enfrentamento aos problemas ambientais pelos trabalhadores do campo ali presentes. O método tem como base as orientações do Materialismo Histórico-Dialético, assim, tecemos reflexões críticas à formação dos camponeses articulados no Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Verde e Jacaré, sob à luz de uma rigorosa análise sobre a realidade, sendo possível percebemos os elementos teóricos que fundamentaram a educação proposta pelo Estado aos comitês de bacias hidrográficas na Bahia. Após a pesquisa confirmamos a hipótese de que os objetivos por trás das formações oferecidas pelo Estado aos membros do CBHVJ guardam a tendência de substituir a luta de classes por conquistas mediadas pela política de participação social que não conseguem avançar na luta para além do capital, a qual foi levantada a partir do problema de pesquisa delimitado da seguinte maneira: quais os fundamentos teóricos da prática educativa presente na formação dos camponeses articulados ao Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Verde e Jacaré e de que maneira a educação oferece elementos para uma análise mais profunda dos problemas ambientais? Assim constatamos que a educação difundida no CBHVJ tem afastado os/as camponeses/as do projeto de transformação social. Apontamos a possibilidade de superação das contradições mediante uma formação crítica pautada na práxis.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Silvana Lúcia da Silva-
dc.contributor.referee1Loureiro, Carlos Frederico Bernardo-
dc.contributor.referee2Santos, Cláudio Eduardo Félix dos-
dc.contributor.referee3Velloso, Tatiana Ribeiropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enPeasant articulator - trainingpt_BR
dc.subject.enRiver Basin Committeept_BR
dc.subject.enWatershed - Bahiapt_BR
dc.subject.enRio Verde - Bahiapt_BR
dc.subject.enRio Jacaré - Bahiapt_BR
dc.subject.enBahia - Environmental problemspt_BR
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