Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: A assistência estudantil como instrumento de promoção da saúde: limites e possibilidades na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Autor(es): Oliveira, Cristiano de Souza
Orientador(a): Ávila, Heleni Duarte
Membro(a) da banca: Nascimento, Claudio Orlando Costa
Membro(a) da banca: Alves, Rita de Cássia Dias Perreira
Referência: OLIVEIRA, Cristiano de Souza. A assistência estudantil como instrumento de promoção da saúde: limites e possibilidades na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 110 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2016.
Resumo: Desde o início deste século o Brasil vem vivenciando a expansão do ensino superior. Concomitante a esse processo vem ocorrendo o fortalecimento de ações afirmativas para o ingresso de grupos específicos nestas instituições. A combinação desses fatores tem feito surgir um novo perfil de estudantes no ensino superior brasileiro. Nesse contexto emerge o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) como importante ferramenta para ampliar as condições de permanência dos jovens no ensino superior público federal. Ao analisar os pré-requisitos para saúde ressaltados na Carta de Ottawa pode-se constatar que a partir do desenvolvimento das ações preconizadas pelo PNAES às universidades podem se constituir em importantes espaços de promoção da saúde. No que tange a essa relação existe uma lacuna na literatura brasileira. Nesse sentido, esta pesquisa teve em vista analisar de forma exploratória a relação entre assistência estudantil e promoção da saúde na universidade, evidenciando limites e possibilidades na atuação da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para promoção da saúde dos estudantes. Para cumprir este objetivo o procedimento utilizado foi a análise documental. Foram analisadas as sete normativas da PROPAAE da UFRB, tendo com propósito observar de que forma a política de assistência estudantil da universidade foi pensada e como emerge nesse contexto a questão saúde dos estudantes. Também foram analisados vinte editais disponíveis entre os anos de 2007 e 2015, com vistas a destacar como programas desenvolvidos pela instituição relacionam-se com a promoção da saúde. As ações foram analisadas em comparação com os princípios para promoção da saúde destacados no documento “Health Promotion Evalution: Recommendations to Policy-Makers” elaborado pela Organização Mundial da Saúde. A partir dessa análise foi possível evidenciar que apesar de a promoção da saúde não ter sido considerada um fator relevante na elaboração das normativas e editais, existe relação entre os princípios da promoção da saúde com as ações de assistência estudantil desenvolvidas no âmbito da UFRB. Por outro lado, ainda que tenha sido observada esta relação, destacamos que tais ações podem ser eficientes na promoção da saúde, não gerar quaisquer resultados ou até agravar a situação de saúde dos estudantes. O sucesso da atuação direcionada a promoção da saúde ocorrerá a partir do olhar que será construído no processo de planejamento, elaboração e implantação das ações de assistência estudantil.
Palavras-chave: Expansão do ensino superior
Ação afirmativa
Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Assistência estudantil
Política
Resumo em inglês: Since the beginning of this century, Brazil has experienced the expansion of higher education. Concurrent with this process is occurring strengthening affirmative action for the entry of specific groups in these institutions. The combination of these factors has given rise to a new profile of Brazilian students in higher education. In this context emerges the Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) as an important tool to broaden the conditions of stay of young people in higher federal public education. By analyzing the health prerequisites highlighted in the Ottawa Charter can be seen that from the development of the actions recommended by the PNAES universities may constitute important areas of health promotion. With regard to this relationship there is a gap in Brazilian literature. In this sense, this research was aimed at analyzing in an exploratory way the relationship between student assistance and health promotion at the university, showing limits and possibilities in the work of the Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) of the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) to promote the health of students. To meet this objective the procedure used was the documentary analysis. The seven regulations of PROPAAE of UFRB were analyzed, taking purposeful observe how the student assistance policy of the university was conceived and as it emerges in this context the question health of students. They were also analyzed twenty edicts available between the years 2007 and 2015, in order to highlight how programs developed by the institution relate to health promotion. The shares were analyzed in comparison with the principles for health promotion highlighted in the "Health Promotion Evalution: Recommendations to Policy-Makers." Prepared by the World Health Organization From this analysis it became clear that although the health promotion have not been considered a relevant factor in the preparation of regulations and notices, there is a relationship between the principles of health promotion with the student assistance actions carried out under the UFRB. On the other hand, although it has been observed this regard, we emphasize that such actions can be effective in promoting health, not generate any results or even aggravate the health situation of students. The success of targeted health promotion activities take place from the look that will be built in the process of planning, preparation and implementation of student assistance actions.
Palavras-chave em inglês: Expansion of higher education
National Student Assistance Program (PNAES)
Student assistance
Affirmative action
Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB)
Policy
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Data do documento: 22-Fev-2016
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1822
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