Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: O patrimônio cultural como campo de disputas
Autor(es): Prado, Marla Michelle Nascimento Portela do
Orientador(a): Amazonas, Archimedes Ribas
Membro(a) da banca: Nery, Maria Salete
Membro(a) da banca: Costa, Carlos Alberto Santos
Referência: PRADO, Marla Michelle Nascimento Portela do. O patrimônio cultural como campo de disputas. 69 p. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2010.
Resumo: Estudo do patrimônio cultural através do conceito de campo da teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Através de revisão bibliográfica, sobre a trajetória das políticas preservação do patrimônio cultural no Brasil, propomos investigar como o instrumento teórico da sociologia pode nos trazer novas perspectivas de pesquisa, para o estudo e desenvolvimento de políticas para o patrimônio no Brasil. Assim, exploramos as possibilidades teóricas do conceito de campo ilustrando a formação do campo de produção do patrimônio cultural. A ação dos agentes na articulação com outros grupos e campos da sociedade, na formação e construção da crença que sustenta o campo, e os processos criativos de disputa na invenção de significados. A automização do campo de produção do patrimônio cultural é especulada, e assim, como construímos nossos valores e lutamos para conservá-los. Consideramos que diferentes noções de patrimônio estão em constante dinâmica de disputas por legitimidade cultural e, então, lançamos olhar sobre a contemporaneidade.
Palavras-chave: Patrimônio cultural
Crença comum
Campo
Pierre Bourdieu
Políticas preservação
Resumo em inglês: Study of cultural heritage through the concept of field theory sociology of Pierre Bourdieu. Through literature review on the trajectory of the policies of cultural heritage preservation in Brazil, propose to investigate how the instrument can in theoretical sociology bring new perspectives for research, for study and development of policies for equity in Brazil. Thus, we explored the theoretical possibilities of illustrating the concept of field training production field of cultural heritage. The action of the agents in liaison with other groups and sectors of society, training and construction of belief that sustains the field, and creative processes of dispute in the invention of meanings. The field's production automização of cultural heritage is speculated, and so we build our values and strive to retain them. We consider different notions heritage are in constant dynamic of disputes over legitimacy cultural and then released about the contemporary look.
Palavras-chave em inglês: Cultural Heritage
Common Belief
Field
Preservation Policies
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Data do documento: 3-Dez-2010
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2022-12-06T17:31:06Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1755
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