Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/prefix/967
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Carlos Adriano da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-15T18:33:50Z | - |
dc.date.available | 2019-01-15 | - |
dc.date.available | 2019-01-15T18:33:50Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Carlos Adriano da Silva. Os encantos e o pecado da maçã: professores/as e a educação das relações étnico-raciais. Cruz das Almas: EDUFRB, 2018. 182 p. (Coleção Acadêmica). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/prefix/967 | - |
dc.description | Prefácios de Denise Helena Pereira Laranjeira e Dyane Brito Reis | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Coleção Acadêmica (EDUFRB) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Lei n. 10.639, de 09 de Janeiro de 2003 | pt_BR |
dc.subject | Amargosa (BA) | - |
dc.title | Os encantos e o pecado da maçã: professores/as e a educação das relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta obra é fruto de inquietações no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais, onde enfatizamos representações de professores/as acerca de desdobramentos da Lei nº 10.639/2003 em Amargosa-BA. Os resultados da investigação ressaltaram a produção local de políticas educacionais cegas à cor, decorrências de uma história mal contada. As representações dos sujeitos da pesquisa provocam sobre o poder de armas representativas como a ação política dos intelectuais nesse contexto, bem como a necessidade de reescrever a história dos povos negros. Também problematizam a imposição de lugares comuns para a imagem do corpo negro na cultura, naturalmente classificados, hierarquizados e inferiorizados. O estudo revela as representações de professores/as marcadas por uma sede de institucionalizar a Lei n° 10.639/2003 em uma esfera local, como mecanismo de enfrentamento do racismo a partir do contexto. Por fim, destacamos o potencial dialógico e de negociação da Lei nº 10.639/2003, quando refletimos sobre a necessidade de formação de qualidade para o trato com a educação das relações étnico-raciais, e as implicações para efetivar uma política cultural de respeito à diferença, uma pintura que supere as narrativas de desmobilização e leituras essencialistas em torno da questão. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | EDUFRB - Ciências Humanas - Livros |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Encantos_Pecado_Maca_Livro_2018.pdf | 5,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.