Caboclo - Repositório Institucional UFRB EDUFRB - Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia EDUFRB - Grandes Áreas do Conhecimento CNPq EDUFRB - Ciências Humanas - Livros
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.date.accessioned2019-01-15T18:33:50Z-
dc.date.available2019-01-15-
dc.date.available2019-01-15T18:33:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carlos Adriano da Silva. Os encantos e o pecado da maçã: professores/as e a educação das relações étnico-raciais. Cruz das Almas: EDUFRB, 2018. 182 p. (Coleção Acadêmica).pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/prefix/967-
dc.descriptionPrefácios de Denise Helena Pereira Laranjeira e Dyane Brito Reispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofseriesColeção Acadêmica (EDUFRB)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectLei n. 10.639, de 09 de Janeiro de 2003pt_BR
dc.subjectAmargosa (BA)-
dc.titleOs encantos e o pecado da maçã: professores/as e a educação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoEsta obra é fruto de inquietações no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais, onde enfatizamos representações de professores/as acerca de desdobramentos da Lei nº 10.639/2003 em Amargosa-BA. Os resultados da investigação ressaltaram a produção local de políticas educacionais cegas à cor, decorrências de uma história mal contada. As representações dos sujeitos da pesquisa provocam sobre o poder de armas representativas como a ação política dos intelectuais nesse contexto, bem como a necessidade de reescrever a história dos povos negros. Também problematizam a imposição de lugares comuns para a imagem do corpo negro na cultura, naturalmente classificados, hierarquizados e inferiorizados. O estudo revela as representações de professores/as marcadas por uma sede de institucionalizar a Lei n° 10.639/2003 em uma esfera local, como mecanismo de enfrentamento do racismo a partir do contexto. Por fim, destacamos o potencial dialógico e de negociação da Lei nº 10.639/2003, quando refletimos sobre a necessidade de formação de qualidade para o trato com a educação das relações étnico-raciais, e as implicações para efetivar uma política cultural de respeito à diferença, uma pintura que supere as narrativas de desmobilização e leituras essencialistas em torno da questão.pt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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