Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PPGEDUCAMPO - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Relatório técnico do processo de construção coletiva do marco regulatório estadual da Educação do Campo em Alagoas - Parecer nº 313/2014 - CEE/Al e Resolução Normativa nº 040/2014 - CEE/Al
Autor(es): Cerqueira, Sara Jane Lino de
Orientador(a): Araújo, Maria Nalva Rodrigues de
Membro(a) da banca: Santos, Arlete Ramos dos
Membro(a) da banca: Lima, Silvana Lucia da Silva
Referência: CERQUEIRA, Sara Jane Lino de. Relatório técnico do processo de construção coletiva do marco regulatório estadual da Educação do Campo em Alagoas - Parecer nº 313/2014 - CEE/Al e Resolução Normativa nº 040/2014 - CEE/Al. 2015. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Feira de Santana, 2015.
Resumo: O presente trabalho é resultante da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB e tem por objetivo principal apresentar o processo de construção coletiva do marco regulatório da Educação do Campo no estado de Alagoas, através da proposição de uma Resolução Estadual. No decorrer da pesquisa, buscou-se refletir sobre a questão agrária em Alagoas, seu contexto, seus desafios e perspectivas, bem como foi realizado um breve estudo sobre o Estado na formatação de políticas públicas, partindo do pressuposto que estas políticas se constituem em respostas do Estado aos anseios da sociedade. No que diz respeito à Educação do Campo, o texto apresenta um histórico da mesma, contextualizando o estado de Alagoas, onde seus dados, sua trajetória e demandas justificam a necessidade da referida regulamentação estadual. Ao longo do texto, buscou-se entender algumas categorias como: Questão Agrária, Estado, Políticas Públicas e Educação do Campo. Estudos de Thiollent (2011), Richardson (1999), Carvalho (2009), Moura (2013), Lessa (2001 e 2013), Lira (2014), Oliveira (2010 e 2013), Rocha (2013), Azevedo (1997), Arroyo, Caldart e Molina (2002, 2004, 2006...) Fernandes (2008), Munarim (2008 e 2011) entre outros, fizeram parte do referencial teórico utilizado no trabalho. Para tanto, a abordagem utilizada foi a qualitativa tendo como referência metodológica a Pesquisa-ação juntamente com a pesquisa bibliográfica permeada por diversos instrumentos que possibilitaram ampliação e melhor compreensão do objeto de estudo. A opção pela Pesquisa-ação se deu devido à condição da pesquisadora, enquanto conselheira e uma das relatoras do parecer do Conselho Estadual de Educação na proposição de ações de articulação junto com o Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo de Alagoas no processo de construção coletiva do produto final: a Resolução Estadual. Por fim, pela mobilização e articulação instituída ao longo do processo, esta pesquisa pode ser considerada de grande relevância social, política e científica para a Universidade, por contribuir neste processo; para a pesquisadora, enquanto militante da Educação do Campo e Conselheira do Conselho Estadual de Educação, em especial para Alagoas que, tem a partir da aprovação da Resolução, a regulamentação da Educação do Campo no Estado.
Palavras-chave: Educação do Campo - Alagoas (AL)
Questão agrária - Alagoas (AL)
Políticas públicas - Alagoas (AL)
Alagoas (AL)
Resumo em inglês: This work is the result of research conducted in the Professional Master's degree in rural Education in UFRB and its main objective is to present the process of collective construction of the regulatory framework of countryside Education in the state of Alagoas, through the proposal of a State Resolution. During this research, we sought to reflect on the agrarian matter in Alagoas, its context, its challenges and perspectives and we conducted a brief study of the state in shaping public policy, on the assumption that these policies constitute answers from the State to the expectations of society. The text regards the history of Rural Education, contextualizing the state of Alagoas, where its data, its trajectory and demands justify the need for such state regulation. Throughout the text, we sought to understand some categories as: Agrarian Issues, State, Public Policy and Rural Education. Findings by Thiollent (2011), Richardson (1999), Carvalho (2009), Moura (2013), Lessa (2001 e 2013), Lira (2014), Oliveira (2010 and 2013), Rocha (2013), Azevedo (1997), Arroyo, Caldart and Molina (2002, 2004, 2006...) Fernandes (2008), Munarim (2008 e 2011) among others, were part of the theoretical framework used in this work. Therefore, the approach used was the qualitative methodological having as reference the action research with the bibliographic search work permeated by various tools that enabled expansion and better understanding of the subject matter. The choice for research - action was due to the condition of the researcher, as an advisor and one of the rapporteurs of the opinion of the State Board of Education in proposing joint actions together with the Permanent Forum of Alagoas State of Rural Education in the collective process of the final product: The State resolution. Finally, the mobilization and coordination established throughout the process, this research can be considered of great social, political and scientific relevance to the University, for contributing to the researcher, for as much as a rural Education militant and adviser to the State Board of Education in this process; especially for Alagoas, that has the regulation of the field in the state Education, since the sanction of the Resolution.
Palavras-chave em inglês: Countryside Education - Alagoas (AL)
Agrarian question - Alagoas (AL)
Public policies - Alagoas (AL)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo
Data do documento: 6-Mar-2015
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2020-01-21T11:38:46Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/prefix/1059
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