Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras PPGCS - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais CAHL - PPGCS - Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/779
Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Acadêmico
Título: Poder feminino e identidade na Irmandade da Boa Morte
Autor(es): Machado, Luana Verena Nascimento
Orientador(a): Figueiredo, Ângela Lúcia Silva
Membro(a) da banca: Penteado Júnior, Wilson Rogério
Membro(a) da banca: Fraga Filho, Walter da Silva
Referência: MACHADO, Luana Verena Nascimento. Poder feminino e identidade na Irmandade da Boa Morte. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2013.
Resumo: Este trabalho aborda o poder feminino que as irmãs da Irmandade da Boa Morte de Cachoeira estabelecem nesta instituição e para além dela, bem como estas mulheres negras constituem suas identidades religiosas. As irmandades religiosas na Bahia do século XIX funcionavam como espaços de solidariedade para negras e negros, marcados pelo sofrimento da escravidão e a Irmandade da Boa Morte da Barroquinha é o resultado do empreendedorismo de negras, que compartilhavam das torturas do regime escravista e almejavam uma morte digna para si e para os que viviam na mesma condição.As irmãs da boa morte entrevistadas com sua independência e autonomia conseguem deter o poder dentro e fora dos limites da irmandade. As irmãs ao professarem duas religiões,católica flexibilizadas,quando elementos do candomblé se encontram nos rituais católicos e isto ocorre no momento que as irmãs celebram a morte, demonstrando assim como se dá a dinâmica do hibridismo na realidade da Irmandade da Boa Morte.A invenção de uma tradição se tornou um meio para as irmãs legitimarem sua posição no seio religioso e dar continuidade a instituição.
Palavras-chave: Poder feminino
Identidade religiosa
Mulher negra
Irmandade da Boa Morte
Hibridismo
Boa Morte
Igreja da Barroquinha - Cachoeira (BA)
Cachoeira (BA)
Resumo em inglês: This paper addresses the feminine power that the sisters of the Brotherhood of the Good Death waterfall establish this institution and beyond, as well as these black women are their religious identities. The religious brotherhoods in nineteenth century Bahia functioned as spaces of solidarity for black men and women, marked by the suffering of slavery and the Sisterhood of the Good Death Barroquinha is the result of black entrepreneurship, it shared the torture of the slave regime and longed for a dignified death for themselves and for those living in the same condição.As sisters the good death interviewed with their independence and autonomy can hold the power within and outside the boundaries of irmandade.As sisters to profess two religions, Catholic and candomblé, establish boundaries, but these are relaxed, when elements of Candomblé rituals are Catholics and this occurs when the sisters celebrate death, thus demonstrating how is the dynamic reality of hybridity in the Brotherhood of the Good Morte.A invention of a tradition has become a way paras sisters legitimize their position within religious and continue the institution.
Palavras-chave em inglês: Female power
Religious identity
Black woman
Irmandade da Boa Morte
Hybridism
Boa Morte
Igreja da Barroquinha - Cachoeira (BA)
Cachoeira (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Data do documento: 2013
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2013
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/779
Aparece na(s) coleção(ões):CAHL - PPGCS - Dissertações

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Poder_Feminino_Identidade_Dissertacao_2013.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.