Caboclo - Repositório Institucional UFRB EDUFRB - Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia EDUFRB - Grandes Áreas do Conhecimento CNPq EDUFRB - Ciências Sociais Aplicadas - Livros
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/764
Tipo de documento: Livro
Título: Jornalismo de economia no Brasil
Autor(es): Brito, Hérica Lene Oliveira
Referência: BRITO, Hérica Lene Oliveira. Jornalismo de economia no Brasil. Cruz das Almas: EDUFRB, 2013. 479 p.
Resumo: A década de 1980 marcou, no Brasil, do ponto de vista político, a restauração da ordem institucional e o retorno dos militares aos quartéis. A propalada “transição democrática”, iniciada no final dos anos 1970, começou a se concretizar de forma mais definitiva em 1985, quando os militares deixaram o poder e Tancredo Neves foi eleito pelo Congresso Nacional o novo presidente da República. O processo de redemocratização se completaria mais tarde, em 1988, no governo José Sarney, com a promulgação da 8ª Constituição do país. Muitas foram as mudanças a partir desse momento de ruptura. No contexto político-econômico, foram quatro presidentes da República e oito planos econômicos anti-inflacionários de grande alcance que, do início do regime civil até o final do século XX, mudaram a moeda ou as relações de ordem econômica, impondo, por exemplo, congelamentos ou novas fórmulas de correção de salários e preços. E que transformações esses fatos provocavam no jornalismo? Como se deu esse processo de mudanças pelo qual passou nesse período, diante do curso de redemocratização do país, e, depois, de governos neoliberais e de um cenário mundial marcado pelo avanço tecnológico, pela convergência multimídia e pela acelerada globalização econômica? Este livro aborda o jornalismo de economia no final do século XX (1986-1999), analisando-o a partir de levantamento bibliográfico, de depoimentos de jornalistas e da cobertura dos dois principais jornais de circulação nacional no país: Folha de S. Paulo e O Globo. Aborda-se também o surgimento de “jornalistas-personalidades” nessa cobertura.
Palavras-chave: Jornalismo
Jornalismo comercial - Brasil
Brasil - Planos econômicos
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Data do documento: 2013
ISBN: 9788561346393
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/764
Aparece na(s) coleção(ões):EDUFRB - Ciências Sociais Aplicadas - Livros

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jornalismo_Economia_Brasil_Livro_2013.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.