Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas PPGMPDA - Programa de Pós-Graduação em Defesa Agropecuária CCAAB - PPGMPDA - Dissertações
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/539
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Title: Bahia: polos citrícolas, trânsito vegetal e riscos da introdução do huanglongbing dos citros
metadata.dc.creator: Almeida, Uilian Costa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sugayama, Regina Lúcia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Suely Xavier de Brito
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Antonio Souza do
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Carlos Alfredo Lopes de
Citation: ALMEIDA, Uilian Costa de. Bahia: polos citrícolas, trânsito vegetal e riscos da introdução do huanglongbing dos citros. 2012. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, 2012.
metadata.dc.description.resumo: A Bahia é o segundo maior polo de produção de citros do país, sendo o Huanglongbing (HLB), uma ameaça fitossanitária relevante, onde o trânsito de frutos e de material de propagação representam riscos de disseminação da praga. A bactéria Liberibacter spp, agente causal da doença Huanglongbing (HLB), é praga de importância quarentenária em diversos países produtores de citros e está amplamente distribuída na Ásia, África e Américas, assim como o seu vetor, Diaphorina citri Kuwayama, 1908 (Hemiptera, Psyllidae). A associação do vetor com a bactéria é prejudicial, ocasionando danos irreversíveis aos pomares citrícolas em todo o mundo, inclusive no Brasil. O HLB infecta todas as espécies de citros e outras espécies da família Rutaceae. A análise de riscos de pragas é o instrumento técnico amplamente utilizado na identificação, mitigação e gerenciamento dos riscos de introdução de pragas. Este trabalho teve por objetivo analisar as principais rotas prováveis de entrada do HLB no Estado da Bahia a partir de uma análise da rede de barreiras fitossanitárias localizadas nas divisas do Estado. Os polos citrícolas foram categorizados quanto ao risco de entrada do HLB considerando os seguintes fatores: Proximidade de Unidades da Federação (UFs) com presença da praga; Proximidade de rotas de ingresso de frutos e mudas; potencial de expansão de área plantada com citros. Os Polos Oeste e Extremo Sul da Bahia foram categorizados como de alto risco em relação à praga HLB, sendo as barreiras fitossanitárias localizadas nestas regiões consideradas relevantes.
Keywords: Cítrico - Cultivo
Praga agrícola - Controle integrado
Citricultura - Bahia
Defesa sanitária vegetal - Bahia
Abstract: A Bahia é o segundo maior polo de produção de citros do país, sendo o Huanglongbing (HLB), uma ameaça fitossanitária relevante, onde o trânsito de frutos e de material de propagação representam riscos de disseminação da praga. A bactéria Liberibacter spp, agente causal da doença Huanglongbing (HLB), é praga de importância quarentenária em diversos países produtores de citros e está amplamente distribuída na Ásia, África e Américas, assim como o seu vetor, Diaphorina citri Kuwayama, 1908 (Hemiptera, Psyllidae). A associação do vetor com a bactéria é prejudicial, ocasionando danos irreversíveis aos pomares citrícolas em todo o mundo, inclusive no Brasil. O HLB infecta todas as espécies de citros e outras espécies da família Rutaceae. A análise de riscos de pragas é o instrumento técnico amplamente utilizado na identificação, mitigação e gerenciamento dos riscos de introdução de pragas. Este trabalho teve por objetivo analisar as principais rotas prováveis de entrada do HLB no Estado da Bahia a partir de uma análise da rede de barreiras fitossanitárias localizadas nas divisas do Estado. Os polos citrícolas foram categorizados quanto ao risco de entrada do HLB considerando os seguintes fatores: Proximidade de Unidades da Federação (UFs) com presença da praga; Proximidade de rotas de ingresso de frutos e mudas; potencial de expansão de área plantada com citros. Os Polos Oeste e Extremo Sul da Bahia foram categorizados como de alto risco em relação à praga HLB, sendo as barreiras fitossanitárias localizadas nestas regiões consideradas relevantes.
metadata.dc.subject.en: Citrus - Cultivation
Agricultural pest - Integrated control
Citriculture - Bahia
Plant health defense - Bahia
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Defesa Agropecuária
Issue Date: Nov-2012
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/539
Appears in Collections:CCAAB - PPGMPDA - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bahia_Polos_Citricolas_Dissertacao_2012.pdf2,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.