Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas PPGCAG - Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias CCAAB - PPGCAG - Dissertações
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/498
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Acadêmico
Title: A economia solidária como instrumento do desenvolvimento sustentável : o caso de Pintadas
metadata.dc.creator: Souza, José Carlos Moraes
metadata.dc.contributor.advisor1: Baiardi, Amílcar
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, José Alberto Bandeira
metadata.dc.contributor.referee2: Almassy Júnio, Alexandre Américo
Citation: SOUZA, José Carlos Moraes. A economia solidária como instrumento do desenvolvimento sustentável: o caso de Pintadas. 2005. 77 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Agrárias) - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, 2005.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem a finalidade dar algumas referências do universo teórico sobre o tema economia solidária, buscando apontar as convergências teóricas entre alguns dos principais autores que tratam desta temática. Nele, são destacadas as contradições provocadas pelo sistema capitalista como fontes de mobilização da classe trabalhadora, na busca de alternativas de inserção desta classe no mundo do trabalho, de forma digna e autônoma. São apresentados também, neste artigo, os desafios que precisam ser superados para a afirmação destas iniciativas como um modo de produção possivelmente superior ao sistema capitalista. Por fim, são apresentadas as múltiplas dimensões destas iniciativas como fundamentais para a construção de uma outra racionalidade que integre as esferas política, econômica, social e ambiental na construção do desenvolvimento.
Keywords: Economia
Economia solidária
Economia - Desenvolvimento sustentável
Abstract: Este artigo tem a finalidade dar algumas referências do universo teórico sobre o tema economia solidária, buscando apontar as convergências teóricas entre alguns dos principais autores que tratam desta temática. Nele, são destacadas as contradições provocadas pelo sistema capitalista como fontes de mobilização da classe trabalhadora, na busca de alternativas de inserção desta classe no mundo do trabalho, de forma digna e autônoma. São apresentados também, neste artigo, os desafios que precisam ser superados para a afirmação destas iniciativas como um modo de produção possivelmente superior ao sistema capitalista. Por fim, são apresentadas as múltiplas dimensões destas iniciativas como fundamentais para a construção de uma outra racionalidade que integre as esferas política, econômica, social e ambiental na construção do desenvolvimento.
metadata.dc.subject.en: Economy
Solidarity economy
Economy - Sustainable development
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias
Issue Date: May-2005
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:CIÊNCIAS AGRÁRIAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/498
Appears in Collections:CCAAB - PPGCAG - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Economia_Solidaria_Instrumento_Dissertacao_2005.pdf950,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.