Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4512
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | A unidade temática vida e evolução nos anos finais do Ensino Fundamental: a percepção dos estagiários da Licenciatura em Biologia da UFRB |
Autor(es): | Rocha, Matheus Santos da |
Orientador(a): | Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
Membro(a) da banca: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
Membro(a) da banca: | Carmo, Roney Gusmão do |
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo de política pública educacional, obrigatório nos currículos das escolas em todo o Brasil, onde os estudantes precisam desenvolver ao longo do ensino um conjunto de aprendizagens essenciais. O documento norteia a estrutura dos componentes curriculares da Educação Básica em suas diferentes etapas. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo identificar as percepções dos estudantes da Licenciatura em Biologia da UFRB com a Implementação da Base Comum Curricular (BNCC) ao trabalharem com a unidade temática “Vida e Evolução” nos anos finais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse propósito, tornou-se fundamental a aproximação dos teóricos de destaque, visando embasar as categorias exploradas nesta pesquisa, tais como: Krasilchik (1987), Bizzo (2009), Pimenta e Lima (2011), Zabalza (2014), Gatti (2010), Buriolla (2011), entre outros. A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa, a qual se utilizou um questionário semiestruturado como principal instrumento de recolha de dados, tendo sido aplicado a treze (13) estudantes do componente de Estágio Supervisionado II da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011) e discutidos à luz do quadro teórico. Os resultados encontrados ao final da investigação indicam que apesar de compreender o sobre a BNCC, os estudantes apresentam dificuldades para ministrar os conteúdos da unidade temática Vida e Evolução em sala de aula. Através de suas respostas apontaram que: o documento é complexo, não possui uma adequação a realidade pela qual está inserido e sente falta de uma maior qualificação no seu processo formativo. Ao finalizar o estudo, esperamos ter contribuído com percepções e dados valiosos para questão da formação dos discentes da Licenciatura em Biologia. |
Palavras-chave: | Licenciatura em Biologia - Discentes - Formação Estágio curricular BNCC (Base Nacional Comum Curricular) Ensino Fundamental |
Resumo em inglês: | The National Common Curricular Base (BNCC) is a normative document of public education policy, mandatory in school curricula throughout Brazil, where students must develop a set of essential learning throughout their education. The document guides the structure of the curricular components of Basic Education in its different stages. In view of this, this research aims to identify the perceptions of students of the Bachelor's Degree in Biology at UFRB with the Implementation of the Common Curricular Base (BNCC) when working with the thematic unit “Life and Evolution” in the final years of Elementary School. To achieve this purpose, it became essential to approach prominent theorists, aiming to support the categories explored in this research, such as: Krasilchik (1987), Bizzo (2009), Pimenta and Lima (2011), Zabalza (2014), Gatti (2010), Buriolla (2011), among others. The research was based on a qualitative approach, which used a semi-structured questionnaire as the main data collection instrument, which was applied to thirteen (13) students of the Supervised Internship II component of the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). The data were interpreted through Bardin's content analysis (2011) and discussed in light of the theoretical framework. The results found at the end of the investigation indicate that despite understanding the BNCC, the students have difficulties in teaching the contents of the Life and Evolution thematic unit in the classroom. Through their responses, they pointed out that: the document is complex, does not have an adequacy to the reality in which it is inserted and lacks greater qualification in its formative process. At the end of the study, we hope to have contributed with valuable insights and data to the issue of the education of students of the Bachelor's Degree in Biology. |
Palavras-chave em inglês: | Degree in Biology - Students - Training Curricular internship BNCC (National Common Curricular Base) Elementary Education |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 9-Dez-2024 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-05-30T19:31:17Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4512 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Bacharelado em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Unidade_Tematica_Vida_TCC_2024.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.