Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Bacharelado em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4496
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Contribuições dos conhecimentos escolares em biologia na vida dos estudantes
Autor(es): Araújo, Jailma Nascimento
Orientador(a): Ferreira, Rosilda Arruda
Membro(a) da banca: Santana, Uilian dos Santos
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Aparecida da Silva
Resumo: O trabalho analisa como os conteúdos trabalhados no componente de Biologia no ensino médio contribuíram para produzir mudanças na vida cotidiana dos estudantes. Com base na Pedagogia Histórico-Crítica, o estudo destaca a importância de vincular os conteúdos do campo da Biologia às experiências práticas dos estudantes, promovendo uma educação significativa e reflexiva. A pesquisa investiga como os conhecimentos prévios e cotidianos dos estudantes podem ser utilizados para facilitar o aprendizado e tornar os conteúdos mais relevantes para suas vidas. A metodologia inclui o uso de grupo focal com estudantes do ensino médio, permitindo que compartilhem percepções sobre como aplicam os conhecimentos de Biologia em temas como saúde, meio ambiente e relações sociais. Os resultados mostram que os estudantes reconhecem a importância de temas como genética, sistemas corporais e ecologia em suas vidas, indicando que esses conteúdos contribuem para sua formação crítica e cidadã. Além disso, consideram que os professores desempenham papel fundamental ao conectar os conteúdos à realidade dos estudantes, estimulando a curiosidade e a compreensão prática. Conclui-se que o ensino de Biologia, quando contextualizado e conectado ao cotidiano dos estudantes, tem o potencial de garantir o acesso aos conhecimentos escolares produzidos socialmente favorecendo o envolvimento dos estudantes nas questões de seu tempo incentivando atitudes conscientes e socialmente responsáveis, essenciais para o desenvolvimento de cidadãos críticos e atuantes, conforme propõe a Pedagogia Histórico-Crítica.
Palavras-chave: Conhecimento prévio
Pedagogia histórico-crítica
Prática social
Ensino de Biologia - Ensino Médio
Resumo em inglês: The study analyzes how the content taught in the Biology component of high school contributed to changes in students' daily lives. Based on Historical-Critical Pedagogy, the study highlights the importance of linking Biology content to students' practical experiences, promoting meaningful and reflective education. The research investigates how students' prior and everyday knowledge can be used to facilitate learning and make the content more relevant to their lives. The methodology includes the use of focus groups with high school students, allowing them to share perceptions about how they apply Biology knowledge to topics such as health, the environment, and social relations. The results show that students recognize the importance of topics such as genetics, body systems, and ecology in their lives, indicating that these contents contribute to their critical and civic formation. In addition, they consider that teachers play a fundamental role in connecting the content to students' reality, stimulating curiosity and practical understanding. It is concluded that the teaching of Biology, when contextualized and connected to the daily lives of students, has the potential to guarantee access to socially produced school knowledge, favoring the involvement of students in the issues of their time, encouraging conscious and socially responsible attitudes, essential for the development of critical and active citizens, as proposed by Historical-Critical Pedagogy.
Palavras-chave em inglês: Prior knowledge
Critical historical pedagogy
Social practice
Teaching Biology - High School
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 22-Nov-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-05-29T17:25:14Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4496
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Bacharelado em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuicoes_Conhecimentos_Escolares_TCC_2024.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.