Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4492
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | A avaliação da aprendizagem nas sequências didáticas por investigação no ensino de Ciências: a percepção dos estudantes do Programa Residência Pedagógica, Subprojeto de Biologia |
Autor(es): | França, João Pedro Souza |
Orientador(a): | Garcia, Rosineide Pereira Mubarack |
Membro(a) da banca: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
Membro(a) da banca: | Brito, Danilo Almeida |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem possui uma conexão com as abordagens de ensino e aprendizagem, consequentemente, envolve diferentes tipologias e instrumentos e procedimentos a serem utilizados, buscando um processo contínuo e formativo para o estudante. Considerada como uma prática de extrema importância em conjunto com o processo de ensino e aprendizagem, a avaliação da aprendizagem está presente em todos os momentos pedagógicos, inclusive em abordagens metodológicas como a sequência didática por investigação no ensino de ciências, na qual busca promover a autonomia, criticidade do estudante. Assim, aproveitando-se da participação no Programa Residência Pedagógica, Subprojeto de Biologia, edição 2022-2024 onde foram aplicadas as sequências didáticas investigativas, surgiram indagações sobre como a avaliação da aprendizagem está sendo trabalhada e quais foram os desafios e possibilidades encontrados pelos residentes. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como a avaliação da aprendizagem é aplicada nas sequências didáticas investigativas no ensino de Ciências, atreladas ao Programa Residência Pedagógica Subprojeto de Biologia. Para realização da monografia, optou-se por uma pesquisa qualitativa com 28 respondentes ao questionário para coletar as percepções dos residentes. Dentre os principais resultados foi possível identificar as práticas avaliativas dos residentes, verificando suas compreensões e discutindo possíveis desafios e possibilidades na aplicação da sequência didática investigativa. Portanto, dialogando com as respostas obtidas nesta pesquisa, observa-se que o lugar da avaliação da aprendizagem nas sequências didáticas investigativas parte de uma prática avaliativa formativa e contínua. Entretanto, os dados apontam um distanciamento entre as escolhas teóricas e a prática avaliativa na aplicação das sequências didáticas. |
Palavras-chave: | Práticas avaliativas - Avaliação da aprendizagem Ensino de Ciências - Abordagens metodológicas Avaliação formativa PRP (Programa Residência Pedagógica) - Subprojeto de Biologia |
Resumo em inglês: | The assessment of learning is intrinsically connected to teaching and learning approaches, encompassing various typologies, tools, and procedures to ensure a continuous and formative process for students. Recognized as a practice of paramount importance alongside the teaching and learning process, learning assessment is integrated into all pedagogical moments, including methodologies such as investigative didactic sequences in science teaching. Through participation in the 2022-2024 Biology Subproject of the Pedagogical Residency Program, where investigative didactic sequences were applied, questions arose about how learning assessment is being conducted and the challenges and opportunities encountered by the residents. Thus, this research aims to analyze how learning assessment is applied in investigative didactic sequences within science teaching, as part of the Pedagogical Residency Program Biology Subproject. The study employed qualitative research methods, using questionnaires to gather residents' perceptions. The findings revealed residents’ evaluative practices, their understanding of assessment, and discussions on challenges and opportunities in applying investigative didactic sequences. Consequently, the data indicate that the role of learning assessment in investigative didactic sequences aligns with formative and continuous evaluative practices. However, the results also highlight a gap between theoretical choices and evaluative practices during the application of these sequences. |
Palavras-chave em inglês: | Assessment practices - Learning assessment Science teaching - Methodological approaches Formative assessment PRP (Pedagogical Residency Program) - Biology Subproject |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 9-Dez-2024 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-05-28T20:14:54Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4492 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Bacharelado em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliacao_Aprendizagem_Sequencias_TCC_2024.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.