Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4491
Type de document: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Titre: | O acolhimento dos estudantes no Ensino Médio em 2022: escritos docentes em uma escola em Cabaceiras do Paraguaçu-BA |
metadata.dc.creator: | Silva, Girliane Ribeiro da |
Conseiller(ère): | Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
Membre du jury: | Ferreira, Rosilda Arruda |
Membre du jury: | Silva, Neilton da |
Résumé: | Este estudo trata do acolhimento ao estudante com enfoque nos ingressantes no Ensino Médio em 2022 e teve como objetivo geral: analisar o processo de acolhimento aos estudantes no Ensino Médio (EM), sendo esses advindos do período pandêmico marcado pelo distanciamento social, dando ênfase especificamente aos estudantes que ingressaram no EM no ano de 2022. E como objetivos específicos identificar, através dos escritos docentes, as principais dificuldades encontradas por eles ao acolher os estudantes recém-chegados ao ensino médio em 2022; compreender, através dos escritos dos professores, qual perfil dos estudantes ingressantes no Ensino Médio em 2022 após advirem do ensino emergencial remoto; e indicar estratégias para receber os estudantes advindos de um ensino remoto emergencial. Para a sustentação teórica foram utilizados autores como Vazquez et al. (2022), Gatti (2020), Ferretti (2018), Lima (2020), Machado (2022), Martins et al. (2021) e leis como LDB (Lei n° 9394/96). Para o desenvolvimento da pesquisa foi escolhida como abordagem a qualitativa e os tipos de pesquisa exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foi escolhido utilizar o questionário de pesquisa, aplicados a sete professores atuantes no ensino médio que discorreram sobre como ocorreu o acolhimento ao estudante ingressante no ensino médio em 2022. Como considerações finais da pesquisa verificou-se que os objetivos específicos da pesquisa foram alcançados, os docentes destacaram nas respostas obtidas que houve dificuldades expressivas ao acolher os estudantes ingressantes no ensino médio num cenário tão incerto e preocupante quanto foi no período pandêmico, tendo em vista que este acolhimento, ou a falta dele, ocorreu logo no retorno ao ensino presencial, após dois anos da escola fechada em decorrência da Pandemia de Covid-19 tornou o acolhimento ainda mais necessário porém, mais desafiador. Entretanto, fica aberto o caminho para novas pesquisas na área que contribuirão para a melhor promoção de estratégias que promovam o acolhimento aos estudantes de forma mais efetiva. |
Mots-clés: | Acolhimento ao estudante Pandemia de Covid-19 Pesquisa - Aplicação metodológica Ensino Médio - Cabaceiras do Paraguacu (BA) |
Résumé: | This study deals with welcoming students with a focus on those entering High School in 2022 and had the general objective: to analyze the process of welcoming students into High School (EM), these coming from the pandemic period marked by social distancing, specifically emphasizing to students who entered EM in the year 2022. And as specific objectives to identify, through teaching writings, the main difficulties encountered by them when welcoming students who have recently arrived at high school in 2022; understand, through teachers' writings, the profile of students entering high school in 2022 after coming from remote emergency education; and indicate strategies to receive students coming from emergency remote teaching. For theoretical support, authors such as Vazquez et al. (2022), Gatti (2020), Ferretti (2018), Lima (2020), Machado (2022), Martins et al. (2021) and laws such as LDB (Law No. 9394/96). For the development of the research, a qualitative approach and exploratory and descriptive research types were chosen. For data collection, we chose to use a survey questionnaire, in which seven high school teachers talked about how they welcomed students entering high school in 2022. As final considerations of the research, it was found that the specific objectives of the research were achieved, where the teachers highlighted in the responses obtained that there were significant difficulties in welcoming students entering high school in a scenario as uncertain and worrying as it was during the pandemic period, considering that this welcoming, or lack thereof, occurred immediately upon returning to in-person teaching, after two years of school closures due to the Covid-19 pandemic, making welcoming even more necessary but more challenging. However, the way is open for new research in the area that will contribute to the better promotion of strategies that promote welcoming students more effectively. |
Mots-clés en anglais: | Student reception Covid-19 pandemic Research - Methodological application High School - Cabaceiras do Paraguacu (BA) |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Département d'enseignement: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Date de publication: | 6-déc-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Type d'accès: | Acesso Aberto |
Accès disponible à : | 2025-05-28T19:45:55Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4491 |
Collection(s) : | CCAAB - Bacharelado em Biologia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Acolhimento_Estudantes_Ensino_TCC_2024.pdf | 3,56 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.