Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4482
Tipo de documento: | Dissertação |
metadata.dc.degree.level: | Mestrado Profissional |
Título : | Decodificação de conceitos matemáticos em avaliações: explorando a lógica matemática e estratégias afetivas |
metadata.dc.creator: | Silva, Antonio El-Chami |
Asesor(a): | Cruz, Andrêssa Lima de Souza da |
Miembro(a) del jurado: | Hohlenwerger, Maria Amélia de Pinho Barbosa |
Miembro(a) del jurado: | Ferreira, Rogelma Maria da Silva |
Resumen: | Nesta dissertação de mestrado, apresentaremos estratégias para aprimorar a compreensão dos conceitos matemáticos durante as avaliações, por meio da introdução da Lógica Matemática aos estudantes de uma maneira afetiva, que vá além da disciplina em si. Abordaremos os modelos tradicionais de avaliação e destacaremos a diferença entre Avaliação Formativa e Somativa. Em seguida, examinaremos os principais exames nacionais que exercem influência sobre o ambiente escolar, incentivando os alunos a estabelecer metas alcançáveis. Propomos modelos de avaliação que auxiliam os estudantes a decodificar os conceitos matemáticos, compreender as questões de forma clara e identificar as abordagens adequadas para resolvê-las. Além disso, enfatizaremos a importância de uma abordagem afetiva na avaliação, buscando criar um ambiente estimulante que promova o engajamento dos estudantes. Para isso, propomos a introdução de jogos temáticos que abordem a matemática, a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem e o desenvolvimento de soluções criativas para os desafios matemáticos. Nosso objetivo é aprimorar a compreensão e aplicação dos conceitos matemáticos, bem como melhorar o processo de avaliação na disciplina. Para alcançar isso, adotaremos estratégias práticas e apresentaremos exemplos de avaliação proposta. Também destacaremos os benefícios desta abordagem tanto para quem avalia quanto para quem é avaliado. |
Palabras clave : | Matemática - Lógica simbólica e matemática Decodificação Estratégias Abordagem afetiva - Avaliação |
Resumen : | In this master’s dissertation, we will present strategies to enhance the understanding of mathematical concepts during assessments, through the introduction of Mathematical Logic to students in an affective manner that goes beyond the discipline itself. We will address traditional models of assessment and highlight the difference between Formative and Summative Assessment. Next, we will examine the main national exams that exert influence on the school environment, encouraging students to set achievable goals. We propose assessment models that assist students in decoding mathematical concepts, understanding the questions clearly, and identifying appropriate approaches to solve them. Additionally, we will emphasize the importance of an affective approach in assessment, seeking to create a stimulating environment that promotes student engagement. To achieve this, we propose the introduction of thematic games that address mathematics, reflection on the learning process itself, and the development of creative solutions to mathematical challenges. Our goal is to enhance the understanding and application of mathematical concepts, as well as improve the assessment process in the discipline. To accomplish this, we will adopt practical strategies and present examples of proposed assessment. We will also highlight the benefits of this approach for both the assessor and the assessed. |
Palabras clave en inglés: | Mathematics - Symbolic and mathematical logic Decoding Strategies Affective approach - Assessment |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Enseñanza: | CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Programa de posgrado: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Fecha de publicación : | 7-jul-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Acceso disponible en: | 2025-05-27T18:54:33Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4482 |
Aparece en las colecciones: | CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Decodificacao_Conceitos_Matematicos_Dissertacao_2023.pdf | 5,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.