Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4464
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Title: Situações desencadeadoras de aprendizagem para o ensino de trigonometria
metadata.dc.creator: Rocha, Ivana de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Katia Silene Ferreira Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Andrêssa Lima de
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Elias Santiago de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho foi desenvolvido com intuito de reduzir as dificuldades dos estudantes do 2º ano do ensino médio com o assunto trigonometria, tem como objetivo principal propor situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA), que foram planejadas segundo da teoria histórico cultural de Vigotski, o qual enfatiza que o desenvolvimento cognitivo do estudante se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. As DAS foram elaboradas com a intenção de que os estudantes resolvendo as situações propostas possam com a mediação do professor para desenvolver o pensamento teórico, construir e formalizar os conceitos trigonométricos, além de abordar um pouco dá história da trigonometria, onde os estudantes possam entender a necessidade do seu surgimento. O trabalho é de caráter qualitativo, pois investigará de que forma se dará a aprendizagem através das situações desencadeadoras. Não foi possível a aplicação das atividades por conta da pandemia do Coronavírus.
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
SDA (Situações desencadeadoras de aprendizagem)
Ensino de trigonometria - Análise
Teoria histórico-cultural
Abstract: This work was developed in order to reduce the difficulties of 2nd year high school students with the subject of trigonometry, its main objective is to propose learning triggering situations (SDA), which were planned according to Vigotski’s cultural historical theory, which emphasizes that the student’s cognitive development takes place through social interaction, that is, through their interaction with other individuals and with the environment. The SDA were prepared with the intention that students, solving the proposed situations, can, with the mediation of the teacher, develop theoretical thinking, build and formalize the trigonometric concepts, in addition to addressing a little history of trigonometry, where students can understand the necessity of its emergence. The work is qualitative in nature, as it will investigate how learning will take place through triggering situations. It was not possible to implement the activities due to the Coronavirus pandemic.
metadata.dc.subject.en: Mathematics - Study and teaching
SDA (Situations that trigger learning)
Trigonometry teaching - Analysis
Cultural-historical theory
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Issue Date: 5-Aug-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-05-20T20:11:40Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4464
Appears in Collections:CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Situacoes_Desencadeadoras_Aprendizagem_Dissertacao_2021.pdf2,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.