Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4458
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Title: Uso de tecnologias digitais como ferramentas de apoio ao ensino da geometria analítica
metadata.dc.creator: Barbuda, Antonia Maria dos Santos Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: Porto, Julianna Pinele Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Katia Silene Ferreira Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Jamille Vilas Bôas de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre o uso de tecnologias digitais como ferramentas de apoio ao ensino da Geometria Analítica, além de apresentar atividades relacionadas a este conteúdo. Para isso fizemos um levantamento bibliográfico e trouxemos reflexões a partir da minha prática profissional. Baseado na experiência em sala de aula, nota-se a dificuldade dos alunos para assimilarem os conteúdos matemáticos e isso reflete no baixo nível de proficiência nas avaliações nacionais. Neste trabalho, utilizamos algumas ferramentas digitais, com o intuito de melhorar o nível de aprendizagem dos discentes na disciplina Matemática. Trazemos uma sugestão de utilização de tecnologias digitais com o intuito de tornar as aulas de Matemática mais atrativas para os discentes, despertando o interesse para o estudo e visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Salientamos que o uso de tecnologias requer que os docentes realizem cursos de capacitação, para que estes usem corretamente as ferramentas existentes. A utilização de plataformas educacionais contribuem para implantação do ensino híbrido, tão importante na atualidade. Utilizamos nesse trabalho a plataforma Google Classroom para criação de uma sala de aula virtual que servirá de suporte às aulas presenciais. Além disso, apresentamos algumas Sequências Didáticas como sugestão para auxiliar professores que tenham interesse em utilizar essas ferramentas como suporte ao ensino da Geometria Analítica.
Keywords: Tecnologias digitais
Processo de ensino-aprendizagem
Sala de aula virtual
Geometria analítica
Abstract: This research aims to discuss the use of digital technologies as tools to support the teaching of Analytical Geometry, in addition to presenting activities related to this content. For this we did a bibliographic survey and brought reflections from my professional practice. Based on the experience in the classroom, it is noted the students’ difficulty to assimilate the mathematical contents and this reflects in the low level of proficiency in national assessments. In this work, we use some digital tools, in order to improve the level of learning of students in Mathematics. We bring a suggestion of using digital technologies in order to make mathematics classes more attractive for students, arousing interest for study and aiming to improve the teaching-learning process. We emphasize that the use of technologies requires that teachers carry out training courses, so that they use the existing tools correctly. The use of educational platforms contributes to the implementation of hybrid education, so important today. In this work, we used the Google Classroom platform to create a virtual classroom that will support the face-to-face classes. In addition, we present some Didactic Sequences as a suggestion to help teachers who are interested in using these tools to support the teaching of Analytical Geometry.
metadata.dc.subject.en: Digital technologies
Teaching-learning process
Virtual classroom
Analytical geometry
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Issue Date: 9-Dec-2020
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-05-14T20:58:34Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4458
Appears in Collections:CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uso_Tecnologias_Digitais_Dissertacao_2020.pdf3,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.