Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4457
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Title: Sala de aula Invertida usando o Google sala de aula: uma aplicação no ensino de divisibilidade dos números naturais
metadata.dc.creator: Silva, Luciana Sedraz
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Anderson Reis da
metadata.dc.contributor.referee1: Hohlenwerger, Maria Amelia de Pinho Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Eduardo, Cambruzzi
metadata.dc.description.resumo: A Metodologia Sala de Aula Invertida, sugere ao estudante que adquira boa parte do conhecimento com mais autonomia através do ambiente virtual e em ambiente presencial realize discussões, exercícios dinâmicos, resolução de problemas entre outras ações. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa com estudantes de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual João Cardoso dos Santos, no município de Valença na Bahia, empregando essa proposta metodológica tendo como suporte a utilização da ferramenta Google Sala de Aula, no estudo de Divisibilidade dos Números Naturais. Essa dissertação visa apresentar a análise da experiência promovida na turma citada. A pesquisa foi desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa. Os resultados sinalizaram que a metodologia colaborativa associada ao uso da ferramenta Google Sala de Aula contribuiu para interação e protagonismo dos estudantes no processo de construção do conhecimento.
Keywords: Divisibilidade
Números naturais
Sala de aula invertida
Metodologia colaborativa
Google sala de aula
Abstract: The collaborative methodology Flipped Classroom - FLN, suggests to the student to acquire a good part of the knowledge with more autonomy through the virtual environment and in the face-to-face environment, conduct discussions, dynamic exercises, problem solving among other actions. In this context, a research was carried out with students from a class in the first year of high school, from the State School João Cardoso dos Santos, in the municipality of Valença in Bahia, using this methodological proposal supported by the use of the Google Classroom tool in the study of the Divisibility of Natural Numbers. This dissertation aims to present the analysis of the experience promoted in the mentioned class. The research was developed according to a qualitative approach. The results signaled that the collaborative methodology associated with the use of the Google Classroom tool contributed to students’ interaction and protagonism in the knowledge construction process.
metadata.dc.subject.en: Divisibility
Natural numbers
Inverted classroom
Collaborative methodology
Google classroom
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Issue Date: 11-Dec-2020
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-05-14T20:53:10Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4457
Appears in Collections:CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sala_Aula_Invertida_Dissertacao_2020.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.