Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4456
Type de document: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Titre: Aprendizagem significativa: utilização de materiais didáticos manipuláveis para a aprendizagem da geometria espacial
metadata.dc.creator: Oliveira, Maria da Conceição Cerqueira Aragão de
Conseiller(ère): Nascimento, Sânzia Alves do
Membre du jury: Silva, João Carlos Cedraz
Membre du jury: Hohlenwerger, Maria Amelia de Pinho Barbosa
Résumé: Neste trabalho foi realizada uma pesquisa de campo a partir da aplicação de três questionários durante o desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre o estudo da Geometria Espacial, composta por atividades que objetivam desenvolver uma educação visual adequada e desenvolver o raciocínio ativado pela visualização. Configurando-se em uma pesquisa aplicada, de caráter qualitativo, neste trabalho buscou-se verificar se a utilização dos materiais didáticos manipuláveis estimula o aluno a adquirir a habilidade de visualização dos elementos geométricos e se torna a aprendizagem significativa. Assim, foi elaborada uma Sequência Didática com base nas Orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com atividades embasadas em duas teorias construtivistas da aprendizagem. Em seguida, analisou-se a aplicação da Sequência Didática com os alunos de uma turma do 2 º Ano do Ensino Médio do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (CIEAC), em Feira de Santana, Bahia. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que a construção de sólidos geométricos pelos alunos proporcionou a visualização dos elementos geométricos e permitiu que os alunos, através do manuseio dos mesmos, construíssem seu próprio conhecimento, favorecendo a aplicação prática dos conceitos geométricos na resolução de problemas, estimulando assim uma aprendizagem significativa. Também foi feita uma análise da percepção e da representação dos alunos sobre a Matemática e a Geometria, a inter-relação entre ambas e suas aplicações no cotidiano. Neste sentido, observou-se que os alunos têm dificuldade de reconhecer a Geometria como parte da Matemática. Conclui-se que é necessário rever como a Geometria tem sido ensinada, e que é fundamental que se adotem metodologias adequadas em seu ensino.
Mots-clés: Sequência didática
Geometria espacial
Visualização
Teorias da aprendizagem
Résumé: In this work, a field research was conducted from the application of three questionnaire during the development of a Didactical Sequence about the study of Espacial Geometry, composed by activities that aim for developing an adequate visual education and reasoning activated by visualization. In the capacity of an applied research, of qualitative character, in this work it was sought to verify if the use of manipulable didactical materials stimulates the student to acquire the ability of visualizing geometric elements and if it makes learning meaningful. Thereby, a didactical sequence was elaborated with base on the Orientations of the National Curriculum Parameters (PCN) and the Common National Curriculum Base (BNCC), with activities based on two constructivists theories of learning. Afterwards, the application of the Didactical Sequence was analyzed with the students of a High School 2º Grade class of Integrated Center of Education Assis Chateaubriand (CIEAC), in Feira de Santana, Bahia. From the results obtained, it was verified that the construction of geometric solids by the students provided the visualization of the geometric elements and allowed the students to, through handling them, build their own knowledge, favoring the practical application of the geometric concepts in the solving of problems, thereby stimulating a meaningful learning. It was also made an analysis of the perception and the representation of students about Mathematics and Geometry, the interrelation between them both and their applications on the everyday life. In this sense, it was observed that students have difficulties recognizing Geometry as a part of Mathematics. It is concluded that it is necessary to review how Geometry has been taught and that it is essential to adopt appropriate methodologies in the teaching of it.
Mots-clés en anglais: Didactical sequence
Space geometry
Visualizing
Learning theories.
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Département d'enseignement: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Programme de master: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Date de publication: 7-déc-2020
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Type d'accès: Acesso Aberto
Accès disponible à: 2025-05-14T19:45:51Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4456
Collection(s) :CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Aprendizagem_Significativa_Utilizacao_Dissertacao_2020.pdf7,4 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.