Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4451
Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Tópicos motivacionais para o ensino médio
Autor(es): Grandi, José Geraldo Panisset
Orientador(a): Hohlenwerger, Maria Amelia de Pinho Barbosa
Membro(a) da banca: Rocha, Adson Mota
Membro(a) da banca: Ferreira Júnior, Perfilino Eugênio
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo trazer associação entre conteúdos distintos, visto que em muitas vezes parecem estar desassociados. Isso possibilita ao aluno produzir um significado maior, fazendo com que o mesmo sempre esteja motivado a rever todos os tópicos matemáticos. Em algumas situações o estudo da disciplina pode se tornar um pouco árduo. Podemos mostrar como é importante ver o mesmo exercício/conteúdo de diferentes pontos de vista, usando soluções diferentes para chegar a uma conclusão, mostrar ao aluno como é importante tentar resolver o mesmo exército usando ideias/conceitos diferentes, pois assim ele mesmo poderá tirar suas próprias conclusões. Relacionamos funções para dedução de fórmulas da geometria plana/espacial, apresentamos alguns exercícios e ideias de aplicação para melhorar a compreensão dos alunos sobre logaritmos, trabalhamos a geometria analítica revisando a geometria plana e construções geométricas e utilizamos matrizes para a resolução de alguns exercícios. Relacionando todos esses tópicos podemos mostrar ao aluno a técnica de reconstrução algébrica, que é o algoritmo de uma máquina de tomografia computadorizada. Utilizamos essa técnica de dois modos diferentes para o leitor perceber que em algumas situações uma abordagem matricial é mais eficiente que a abordagem analítica.
Palavras-chave: Logaritmo
Retas e matrizes
Técnica de reconstrução algébrica
Resumo em inglês: This work had as main objective to bring association between different contents, since they often seem to be disassociated. This enables the student to produce greater meaning, so that he is always motivated to review all mathematical topics. In some situations studying the discipline may become a little arduous. We can show how important it is to see the same exercise / content from different points of view, using different solutions to reach a conclusion, to show the student how important it is to try to solve the same exercise using different ideas / concepts, so that he can draw his own ideas. Own conclusions. We relate functions for the deduction of planar / spatial geometry formulas, we present some exercises and application ideas to improve students’ understanding of logarithms, work on analytic geometry by reviewing flat geometry and geometric constructions, and use matrices to solve some exercises. By relating all these topics we can show the student the technique of algebraic reconstruction, which is the algorithm of a computed tomography machine. We use this technique in two different ways so that the reader realizes that in some situations a matrix approach is more efficient than the analytical approach.
Palavras-chave em inglês: Teaching-learning
Sequences and matrices
Computed tomography
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Data do documento: 25-Jul-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-05-14T17:58:32Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4451
Aparece na(s) coleção(ões):CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Topicos_Motivacionais_Ensino_Dissertacao_2019.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.