Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4450
Tipo de documento: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Título : Aplicações de funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica em questões contextualizadas
metadata.dc.creator: Araújo Junior, Jorge Serva de
Asesor(a): Hohlenwerger, Maria Amelia de Pinho Barbosa
Miembro(a) del jurado: Rocha, Adson Mota
Miembro(a) del jurado: Ferreira Júnior, Perfilino Eugênio
Resumen: A abordagem acerca das funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica nos livros didáticos da educação básica prioriza os seus aspectos formais e exercícios com aplicação direta de fórmulas, sem ter a preocupação de contextualizar os conteúdos. O objetivo geral desta pesquisa é apresentar a contextualização dos referidos conteúdos, trazendo sequência didáticas com essas contextualizações. Para dar fundamento `as sequência didáticas propostas, foram apresentados os principais conceitos, definições, teoremas, lemas, propriedades e aplicações das funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica. Como principal resultado, este estudo apresenta uma gama de possibilidades de contextualizações que pode facilmente ser trabalhada no 1º ano do Ensino Médio.
Palabras clave : Funções
Aplicacações
Contextualização
Resumen : The approach to the affine, quadratic, exponential and logarithmic functions in basic education textbooks prioritizes their formal aspects and exercises with the direct application of formulas, without the concern of contextualizing the contents. The general objective of this research is to present the contextualization of said contents, bringing didactic sequences with these contextualizations. The main concepts, definitions, theorems, lemmas, properties and applications of the affine, quadratic, exponential and logarithmic functions were presented to support the proposed didactic sequences. As a main result, this study presents a range of contextualization possibilities that can easily be worked out in the 1st year of High School.
Palabras clave en inglés: Functions
Applications
Contextualization
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Enseñanza: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Programa de posgrado: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Fecha de publicación : 25-jul-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Acceso disponible en: 2025-05-14T17:58:21Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4450
Aparece en las colecciones: CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Aplicacoes_Funcoes_Afim_Dissertacao_2019.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.