Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4445
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Title: Uma proposta didática do uso de um método iterativo para resolução de equações polinomiais no ensino médio
metadata.dc.creator: Carmo, Dilmara Mauricio do
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Adson Mota
metadata.dc.contributor.referee1: Hohlenwerger, Maria Amélia de Pinho Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira Júnior, Perfilino Eugênio
metadata.dc.description.resumo: Nesta dissertação é apresentada uma proposta de atividade para resolução de equações polinomiais com grau maior que dois utilizando um método iterativo. Propomos que esta atividade seja realizada durante o ensino dos conteúdos de funções polinomiais no ensino médio. Neste sentido, buscamos apresentar uma fundamentação matemática `a justificar o uso dos métodos iterativos, assim, iniciamos este trabalho com a apresentação de alguns conceitos sobre polinômios e a resolução de equações algébricas, em especial, as equações polinomiais de primeiro, segundo, terceiro graus e, posteriormente, alguns métodos iterativos para determinar zeros de equações algébricas, entre eles, o Método da Bissecão, o de Regula Falsi e o da Secante. O nosso propósito é despertar o processo de investigação usando o método de resolução de problemas no ensino médio, aliado a utilização dos recursos computacionais seja por softwares matemáticos ou aplicativos de celulares na visualização de alguns resultados de forma a contribuir para o desenvolvimento lógico matemático e o pensar crítico do discente. Por fim, relatamos uma experiência prática da utilização desta sequência didática.
Keywords: Equações polinomiais
Ensino de matemática
Ensino médio
Métodos numéricos
Abstract: In this dissertation is presented a proposal of activity for solving polynomial equations with degree greater than two using an iterative method. We propose that this activity be carried out during the teaching of the contents of polynomial functions in secondary education. In this sense, we seek to present a mathematical foundation to justify the use of iterative methods. We started this work with some concepts about polynomials and solving algebraic equations, especially the polynomial equations of the first, second and third degree and then some iterative methods to determine zeros of algebraic equations, namely the Method of Bisection, that of Regula Falsi and that of Secant. Our purpose is to awaken the research process using the method of solving problems in high school, allied to the use of computational resources either by mathematical software or mobile applications in the visualization of some results in order to contribute to the logical mathematical development and the critical thinking of the student. Finally, we report a practical experience of using this didactic sequence.
metadata.dc.subject.en: Polynomial equations
Mathematics teaching
High school
Numerical methods
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Issue Date: 25-Jul-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-05-14T17:57:14Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4445
Appears in Collections:CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Proposta_Didatica_Uso_Dissertacao_2019.pdf1,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.