Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4445
metadata.dc.type: | Dissertação |
metadata.dc.degree.level: | Mestrado Profissional |
Title: | Uma proposta didática do uso de um método iterativo para resolução de equações polinomiais no ensino médio |
metadata.dc.creator: | Carmo, Dilmara Mauricio do |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rocha, Adson Mota |
metadata.dc.contributor.referee1: | Hohlenwerger, Maria Amélia de Pinho Barbosa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira Júnior, Perfilino Eugênio |
metadata.dc.description.resumo: | Nesta dissertação é apresentada uma proposta de atividade para resolução de equações polinomiais com grau maior que dois utilizando um método iterativo. Propomos que esta atividade seja realizada durante o ensino dos conteúdos de funções polinomiais no ensino médio. Neste sentido, buscamos apresentar uma fundamentação matemática `a justificar o uso dos métodos iterativos, assim, iniciamos este trabalho com a apresentação de alguns conceitos sobre polinômios e a resolução de equações algébricas, em especial, as equações polinomiais de primeiro, segundo, terceiro graus e, posteriormente, alguns métodos iterativos para determinar zeros de equações algébricas, entre eles, o Método da Bissecão, o de Regula Falsi e o da Secante. O nosso propósito é despertar o processo de investigação usando o método de resolução de problemas no ensino médio, aliado a utilização dos recursos computacionais seja por softwares matemáticos ou aplicativos de celulares na visualização de alguns resultados de forma a contribuir para o desenvolvimento lógico matemático e o pensar crítico do discente. Por fim, relatamos uma experiência prática da utilização desta sequência didática. |
Keywords: | Equações polinomiais Ensino de matemática Ensino médio Métodos numéricos |
Abstract: | In this dissertation is presented a proposal of activity for solving polynomial equations with degree greater than two using an iterative method. We propose that this activity be carried out during the teaching of the contents of polynomial functions in secondary education. In this sense, we seek to present a mathematical foundation to justify the use of iterative methods. We started this work with some concepts about polynomials and solving algebraic equations, especially the polynomial equations of the first, second and third degree and then some iterative methods to determine zeros of algebraic equations, namely the Method of Bisection, that of Regula Falsi and that of Secant. Our purpose is to awaken the research process using the method of solving problems in high school, allied to the use of computational resources either by mathematical software or mobile applications in the visualization of some results in order to contribute to the logical mathematical development and the critical thinking of the student. Finally, we report a practical experience of using this didactic sequence. |
metadata.dc.subject.en: | Polynomial equations Mathematics teaching High school Numerical methods |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Issue Date: | 25-Jul-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2025-05-14T17:57:14Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4445 |
Appears in Collections: | CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Proposta_Didatica_Uso_Dissertacao_2019.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.