Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4442
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Title: Uma introdução a geometria não euclidiana no ensino médio: a geometria dos fractais
metadata.dc.creator: Jesus, Janio Paim de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Ariston de Lima
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Melo, Genilson Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Genilson Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Cardeal, João de Azevedo
metadata.dc.description.resumo: O ensino da Geometria na Educação Básica tem como fundamentos as noções da Geometria Euclidiana. Os documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares do Estado da Bahia, não trazem no seu corpo conteúdos que perpassem da Geometria Euclidiana. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo, através da aplicação de uma sequência didática em sala de aula, propor uma ferramenta metodológica para que seja introduzida a Geometria Não Euclidiana na Educação Básica no estado da Bahia, com o enfoque na Geometria dos Fractais. Sendo assim, após a comparação de documentos oficiais de educação que não abordam as Geometrias Não Euclidianas e documentos que sugerem esse estudo, este trabalho faz: um embasamento sobre tais geometrias; conceitua e destaca as principais propriedades dos Fractais, focalizando o estudo da dimensão fractal; aplica em sala de aula uma sequência didática sobre o tema com o auxílio de dois software e, por fim, analisa os resultados obtidos na aplicação e termina o trabalho concebendo que é possível, a nível de Ensino Médio, introduzir a Geometria Não Euclidiana, via a Geometria dos Fractais.
Keywords: Ensino médio
Geometria não euclidiana
Geometria fractal
Dimensão fractal
Abstract: The teaching of Geometry in Basic Education is based on the notions of Euclidean Geometry. Official documents such as the National Curricular Parameters and the Curricular Guidelines of the State of Bahia do not carry in their body contents that pervade Euclidean geometry. In this sense, this work has the objective, through the application of a didactic sequence in the classroom, to propose a methodological tool for the introduction of Non - Euclidean Geometry in Basic Education in the state of Bahia, focusing on the geometry of fractions. Thus, after comparing official educational documents that do not address Non-Euclidean Geometries and documents that suggest this study, this work does: a foundation on such geometries; Conceptualizes and highlights the main properties of the Fractais, focusing on the study of the fractal dimension; Applies a didactic sequence on the subject in the classroom with the aid of two software and, finally, analyzes the results obtained in the application and finishes the work conceiving that it is possible, at the level of High School, to introduce Non-Euclidean Geometry via The geometry of fractions.
metadata.dc.subject.en: High school
Non-euclidean geometry
Geometry fractal
Fractal Dimension
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Issue Date: 12-Apr-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-05-14T17:56:47Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4442
Appears in Collections:CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Introducao_Geometria_Nao-Euclidiana_Dissertacao_2017.pdf7,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.