Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4442
metadata.dc.type: | Dissertação |
metadata.dc.degree.level: | Mestrado Profissional |
Title: | Uma introdução a geometria não euclidiana no ensino médio: a geometria dos fractais |
metadata.dc.creator: | Jesus, Janio Paim de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cardoso, Ariston de Lima |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Melo, Genilson Ribeiro de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Melo, Genilson Ribeiro de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cardeal, João de Azevedo |
metadata.dc.description.resumo: | O ensino da Geometria na Educação Básica tem como fundamentos as noções da Geometria Euclidiana. Os documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares do Estado da Bahia, não trazem no seu corpo conteúdos que perpassem da Geometria Euclidiana. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo, através da aplicação de uma sequência didática em sala de aula, propor uma ferramenta metodológica para que seja introduzida a Geometria Não Euclidiana na Educação Básica no estado da Bahia, com o enfoque na Geometria dos Fractais. Sendo assim, após a comparação de documentos oficiais de educação que não abordam as Geometrias Não Euclidianas e documentos que sugerem esse estudo, este trabalho faz: um embasamento sobre tais geometrias; conceitua e destaca as principais propriedades dos Fractais, focalizando o estudo da dimensão fractal; aplica em sala de aula uma sequência didática sobre o tema com o auxílio de dois software e, por fim, analisa os resultados obtidos na aplicação e termina o trabalho concebendo que é possível, a nível de Ensino Médio, introduzir a Geometria Não Euclidiana, via a Geometria dos Fractais. |
Keywords: | Ensino médio Geometria não euclidiana Geometria fractal Dimensão fractal |
Abstract: | The teaching of Geometry in Basic Education is based on the notions of Euclidean Geometry. Official documents such as the National Curricular Parameters and the Curricular Guidelines of the State of Bahia do not carry in their body contents that pervade Euclidean geometry. In this sense, this work has the objective, through the application of a didactic sequence in the classroom, to propose a methodological tool for the introduction of Non - Euclidean Geometry in Basic Education in the state of Bahia, focusing on the geometry of fractions. Thus, after comparing official educational documents that do not address Non-Euclidean Geometries and documents that suggest this study, this work does: a foundation on such geometries; Conceptualizes and highlights the main properties of the Fractais, focusing on the study of the fractal dimension; Applies a didactic sequence on the subject in the classroom with the aid of two software and, finally, analyzes the results obtained in the application and finishes the work conceiving that it is possible, at the level of High School, to introduce Non-Euclidean Geometry via The geometry of fractions. |
metadata.dc.subject.en: | High school Non-euclidean geometry Geometry fractal Fractal Dimension |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Issue Date: | 12-Apr-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2025-05-14T17:56:47Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4442 |
Appears in Collections: | CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Introducao_Geometria_Nao-Euclidiana_Dissertacao_2017.pdf | 7,86 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.